Após um teste de sete semanas, a Prefeitura de Volta Redonda (RJ) decidiu comprar três ônibus elétricos para a linha que irá operar com "tarifa comercial zero" no centro da cidade. Os testes realizados entre 9 de outubro e 27 de novembro de 2017 tiveram quase 100% de aprovação dos usuários e também dos comerciantes do Centro.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, avalia que "o projeto é totalmente viável e positivo para fomentar o comercio do município". Segundo dados da secretaria, 7.523 pessoas circularam no ônibus durante os testes e 94,7% delas responderam que se sentem incentivadas a ir ao comércio fazer compras utilizando o ônibus elétrico.
Agora a prefeitura está preparando uma licitação para a compra dos veículos e encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), que vai analisar o documento. Como não existe um prazo para a manifestação do TCE-RJ, também não existe uma previsão de data para a implantação definitiva do projeto, que depende da licitação. O ônibus que circulou no período de testes foi cedido pela BYD, uma das empresas que pretendem participar da concorrência para a compra dos veículos.
Leia também:
Volta Redonda (RJ) cria linha com "tarifa zero"
Londres testa ônibus elétricos
Ônibus 100% elétrico de 15 metros é apresentado em SP
Um novo ônibus elétrico, agora com tecnologia nacional
Ônibus elétrico "fotovoltaico" completa 10 mil km em Santa Catarina