Mais uma cidade holandesa acaba de ganhar uma mega instalação para o estacionamento de bicicletas. Maastricht, cidade medieval localizada às margens do rio Maas, abriu sua garagem de bicicletas em janeiro de 2018, exatamente sob a praça da estação central, local antes inteiramente ocupado por milhares de bikes. O novo bicicletário tem capacidade para 3 mil bicicletas, que ficam guardadas 5,5 metros abaixo da praça. Há vigilância permanente e também uma oficina para reparos nas bikes.
O acesso é feito por uma elegante cobertura, a qual abriga esteiras rolantes de acesso. Assim, é fácil subir ou descer com as bicicletas. Lá embaixo, há espaço para estacionar as bicicletas em racks de dois níveis, com um sistema hidráulico que ajuda as pessoas a usarem o rack superior. Além das 3 mil vagas, há também lugares para bicicletas especiais, que não cabem em um rack, como triciclos e bikes de carga. Sinal dos tempos, a instalação de Maastricht conta também com uma área fechada para 40 ciclomotores ou scooters. Mais ainda: cem bicicletas do sistema de bikes compartilhadas da cidade.
A garagem abre todos os dias, 15 minutos antes da partida do primeiro trem e fecha 15 minutos depois da chegada do último trem do dia. O objetivo, segundo decisão do Conselho da Cidade, é facilitar a integração modal com o transporte ferroviário e também evitar o transtorno das milhares de bicicletas que ficavam estacionadas na praça durante todo o dia. A gestão do bicicletário é feita por empresas privadas em parceria com o poder público, mas o serviço é gratuito nas primeiras 24 horas.
Veja o site do novo bicletário em www.fietsenstallingmaastricht.nl/
*Tradução e adaptação: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil
Leia também:
Bicicletas Vs. scooters, a polêmica nas ciclovias da Holanda
Holanda inaugura faixa de pedestres luminosa
Moreelsbrug, a nova ponte para pedestres e ciclistas. Em Utrecht