Idec lança campanha para ajudar população na licitação de ônibus de SP

"Ônibus na Linha" explica como as mudanças no transporte público afetarão a rotina na capital paulista e como cada cidadão pode participar deste processo

Notícias
 

Fonte: Idec  |  Autor: Mobilize/ Idec  |  Postado em: 06 de fevereiro de 2018

Consulta pública para licitação de ônibus vai até

Consulta pública para licitação de ônibus vai até 5 de março

créditos: Cecilia Bastos/ Imagens USP

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou nesta segunda-feira (5) uma campanha para ajudar a população da cidade de São Paulo e Região Metropolitana a entender os principais pontos em discussão no processo de licitação dos ônibus da capital. Além de informativo, o material on-line convoca a população a sugerir melhorias que serão fundamentais para o cotidiano da cidade nos próximos quinze anos.

Na página da campanha “Ônibus na Linha”, há uma introdução para explicar a importância do processo de licitação e como ela afeta a vida de cada cidadão. O material reúne, em linguagem simples e direta, os principais pontos levantados pelo Idec e suas sugestões de melhorias, visando um processo mais democrático e com mais benefícios para os usuários do transporte público na cidade.

“A consulta pública está sendo feita sem que a população seja estimulada a participar. É um material muito extenso e disponibilizado de forma técnica. O que queremos é chamar a sociedade para o debate e mostrar o que está sendo discutido. O que está em jogo nesta licitação vai mudar a vida do cidadão que mora ou frequenta a capital paulista”, afirma o pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec, Rafael Calabria.

Como participar
Para estimular a participação popular, o site da campanha oferece duas formas de contribuição: apoiar as sugestões que o Idec enviou para as autoridades responsáveis pelo processo de licitação; ou preencher e enviar um formulário para a prefeitura com as propostas do instituto e qualquer outra alteração sugerida pelo cidadão.

Entre os principais pontos destacados pelo Idec, há 7 grandes temas presentes nos editais: competitividade, remuneração, controle e fiscalização, nova rede de ônibus, canais de reclamação e devolução da passagem, forma de contratação e informação aos usuários.

A consulta pública sobre a licitação do sistema de ônibus de São Paulo receberá sugestões até o dia 5 de março. 

Para mais informações, clique aqui e consulte a página da campanha.

Leia também:
Boletim Mobilize no Rádio discute a licitação dos ônibus em SP
Participe da consulta pública sobre os ônibus de São Paulo
Organizações de SP pedem definição sobre transição da frota para ônibus limpos

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário