A Autarquia de Urbanização do Recife (URB) do Recife começou a requalificação das calçadas da avenida Rui Barbosa, umas das vias mais importantes da zona norte da capital pernambucana. O investimento nesta etapa é de R$ 11,4 milhões e contempla ainda a recuperação dos passeios públicos da rua Amélia e da avenida Rosa e Silva, também na zona norte, e das ruas do Príncipe, Visconde de Suassuna e avenida João de Barros, no Centro. A previsão é que as demais obras do contrato tenham início a partir do mês de março.
Esta é a segunda etapa do projeto de requalificação de passeios públicos dos grandes corredores de circulação de pedestres do Recife. A proposta, ao integrar a Zona Norte e o Centro da cidade, é criar rotas caminháveis em duas áreas de grande circulação de pessoas. As obras deste lote acontecerão prioritariamente à noite e madrugada, das 22h às 5h, quando o fluxo de veículos e pedestres é menor. Na Rui Barbosa a intervenção teve início próximo ao parque da Jaqueira, onde será instalado o canteiro de obras, e tem previsão de término em julho de 2018.
Acessibilidade
Além da recuperação do piso em toda extensão das vias, o projeto é inclusivo, uma vez que propõe soluções com rampas de acessibilidade, percursos legíveis, e contempla ainda a preservação dos passeios históricos, paisagismo, entre outras melhorias. O objetivo é garantir o conforto, a segurança do pedestre ao caminhar e a conectividade com a rede de transporte público. A pavimentação dos passeios será feita em concreto moldado in loco e bloco intertravado, respeitando as características de cada rua.
Ainda este ano a URB licitará as obras do terceiro lote de investimentos. Serão contempladas as avenidas Paissandu e Manoel Borba, além das ruas Lins Petit, José de Alencar, Doutor Carlos Chagas, Gal. Joaquim Inácio, Dom Bosco, Princesa Izabel, Fernandes Vieira, Gervásio Pires, Rua Velha e o Largo do Mercado da Boa Vista, totalizando mais de 11 mil metros quadrados de calçadas requalificadas na área central da cidade.
Cem ruas ao custo de 105 milhões
Segundo a Prefeitura, este é o maior contrato de requalificação de calçadas já realizado pela municipalidade. Serão mais de cem ruas contempladas com o recurso de R$ 105 milhões, captado pela gestão municipal ao Ministério das Cidades.
Leia também:
Prefeitura do Recife anuncia recuperação de 134 km de calçadas(2016)
Calçada: O primeiro degrau da cidadania urbana (2013)
Levantamento Calçadas do Brasil (2012)
Cartilha Calçada Cidadã (2017)