Centenas de milhares de crianças europeias já participaram do jogo The Traffic Snake Game (A Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade) recurso utilizado pelaUnião Europeia para incentivar a ida para a escola por modos sustentáveis (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos).
O público-alvo são as crianças e, que são convidadas pelos professores a participar do jogo e conquistar algumas premiações. Com a campanha, cada escola é encorajada a organizar outras atividades e a proporcionar ações educativas sobre segurança viária e mobilidade, além de questões ambientais e de saúde.
Como funciona
Logo que a escola esteja pronta para começar, deve definir um período de duas semanas durante o ano letivo. Na Europa, recomenda-se que a atividade ocorra em setembro, durante a Semana da Mobilidade.
Durante as duas semanas do jogo, cada vez que façam o trajeto a pé, de bicicleta, de transporte público ou de carona com outras crianças, elas ganham pequenos adesivos individuais para colá-los em um poster na sala de aula. O objetivo é preencher o cartaz da Serpente Papa-Léguas com os adesivos até ao final das duas semanas. A cada dia, os professores perguntam às crianças como elas chegaram à escola, de modo a recolher os dados necessários. As crianças podem receber uma recompensa quando atingem alguns pontos-chave do cartaz. Quando os adesivos atingem a cabeça da cobra, as crianças recebem uma recompensa maior, por exemplo, um passeio especial de bicicleta ou a pé, uma visita a um parque ou museu, ou outra recompensa que a escola estabeleça.
Avanços obtidos
No fim das duas semanas, todos os dados colhidos antes, durante e depois da campanha são analisados para verificar se houve algum avanço nas escolhas de transporte adotadas por aquela comunidade.
O trabalho começou com um projeto relativamente pequeno na Bélgica e evoluiu para uma campanha de âmbito europeu ao longo dos anos, com cada vez mais escolas em 18 países. Os resultados até setembro de 2017 mostram um aumento significativo na utilização de modos de transporte sustentáveis e na redução das emissões de gases de efeito estufa.
Brasil
O joguinho foi a ferramenta aplicada em um projeto experimental realizado em 2016 por Irene Quintáns e Alexandre Pelegi em uma escola da zona leste de São Paulo. Alvo da atenção de um projeto da Bloomberg Philanthropies, o bairro de São Miguel Paulista foi escolhido para a ação, que empolgou as crianças e envolveu pais e professores.
Nota da redação: Após a publicação do texto, recebemos mensagem da arquiteta e urbanista Irene Quintáns com informações detalhadas sobre a ação em São Miguel Paulista. Reproduzimos a seguir trecho da mensagem: |
"...A campanha da União Europeia foi feita, pela primeira vez fora da Europa, em 2016, no bairro paulistano de São Miguel Paulista, dentro do projeto Global Road Safety - Área 40 da Bloomberg Philanthropies. Os consultores contratados para estudar a mobilidade de três escolas (com quase 4 mil) fomos eu e Alexandre Pelegi.
O jogo foi aplicado em parceria com a equipe espanhola e europeia oficiais. Os resultados foram publicados no blog Camiño Escolar da España e apresentado no congresso ANTP 2017. Temos também uma página no facebook. E recentemente, comentamos sobre o trabalho em entrevista do projeto Como Anda.
Além de ser um "joguinho", é uma campanha feita com 180 mil estudantes, 500 escolas e fundos europeus. Penso que faltou dar essa dimensão correta para mostrar a campanha como uma política pública supranacional e a importância e contexto de trazê-la para o Brasil..."
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*Irene Quintáns é arquiteta urbanista, fundadora da Rede OCARA (www.redocara.com) e editora do blog Passos e Espaços, Crianças na Cidade
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Para saber mais, acesse o site www.trafficsnakegame.eu, que tem também uma versão em português, de Portugal, é claro:-)
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