Trânsito deve ter fiscalização aleatória, defende especialista

Mesmo que seja impopular, monitoramento nas ruas deve ocorrer sem aviso prévio e ser voltado à segurança de todos, veículos e pedestres, diz o engenheiro Horácio Figueira

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Fonte: Mobilize Brasil/ Estadão  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de outubro de 2017

Prefeitura de SP lança ação para redução de veloci

Prefeitura de SP lança ação para redução de velocidade

créditos: CET SP

O engenheiro e especialista em mobilidade e transportes Horácio Figueira acredita que qualquer ação de fiscalização em que o agente "informa" previamente ao motorista onde ocorrerá - quase um padrão nas operações de trânsito, diz ele - não é eficaz para inibir infrações, já que o comportamento abusivo à direção tende a se repetir mal o veículo se afasta do local da vigilância.

Figueira defende a mudança dessa sistemática e propõe uma "fiscalização aleatória", em que os agentes de trânsito possam se deslocar pelos vários cruzamentos da cidade para cuidar mais amplamente da segurança, olhando tanto os veículos como os pedestres, garantindo sua travessia segura. A opinião do engenheiro foi registrada ontem (30) em entrevista ao Mobilize, um dia antes de a Prefeitura de São Paulo, por meio da  Secretaria de Mobilidade e Transportes, anunciar a ação que desenvolverá aos motoristas para que respeitem os limites de velocidade em determinadas vias da cidade, conforme se lê a seguir, na reportagem "Prefeitura vai advertir motorista que só reduz a velocidade quando passa pelo radar", de Ana Paula Niederauer, para o jornal O Estado de S. Paulo:

"A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai fiscalizar, a partir desta quarta-feira, 1º de novembro, a velocidade média em algumas vias da cidade de São Paulo. A ideia é acabar com o freia e acelera nas proximidades dos radares.

A ação lançada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes será educativa com cartas de advertência alertando o motorista para a necessidade de respeitar os limites de velocidade das vias para a segurança no trânsito.

Os radares, programados para medir a velocidade média dos carros, estão posicionados em quatro pontos: avenidas Jacu-Pêssego, 23 de Maio, Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna. 

“O cálculo da velocidade média é feito por radares existentes nas vias. Assim que o motorista passar pelo primeiro aparelho, o horário e a velocidade são registrados pelo equipamento. Se o condutor alcançar o segundo radar mais rápido do que o tempo necessário para percorrer o trecho dentro da velocidade máxima permitida, o motorista será advertido, via correspondência”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

A Prefeitura vai mandar uma carta ao motorista que exceder a velocidade da via indicada, mas irá informar que a infração não implicará em multa e tampouco será convertida em pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Até que a medida seja regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estará focada na conscientização para a redução de acidentes. 

Confira os trechos onde a fiscalização será feita:

- Avenida 23 de Maio: entre os viadutos Tutóia e Pedroso, no sentido Santana (zona norte).
- Avenida dos Bandeirantes: entre a Rua Porto Martins e o numeral 2.040, junto à Praça Ângelo Falgetano, no sentido Rodovia dos Imigrantes.
- Avenida Jacu-Pêssego: entre o acesso da Rodovia Ayrton Senna até a Travessa Flor do Pêssego, no sentido Mauá.
- Marginal Tietê: pista expressa, 200 m antes da Ponte Freguesia do Ó até 200 m após a Ponte Júlio de Mesquita Neto, sentido Castello/Ayrton Senna."

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