Como todos sabem, o Mobilize Brasil foi criado e é dirigido por Luiz Henrique (Ricky ) da Cruz Ribeiro, um cara apaixonado por gente, cidades e mobilidade urbana. Desde 2008 Ricky luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que lhe roubou os movimentos mas preservou toda sua capacidade cerebral. Hoje ele trabalha de seu quarto-escritório acionando o computador com os olhos.
Agora, junto com a escritora Gisele Mirabai, Ricky está escrevendo sua história, desde os tempos em que viajava, praticava esportes e pedalava pelas ruas do mundo.
O livro Movido pela Mente traz a público a história de um rapaz que perdeu todos os movimentos, mas luta e trabalha com entusiasmo para melhorar a mobilidade urbana nas cidades do Brasil.
Para participar da campanha de fundos para o livro, clique e acesse o site Benfeitoria
É também um livro sobre mobilidade urbana sustentável e as experiências de seu autor com trens, ônibus, metrôs, barcos, motocicletas, automóveis, bicicletas e muitas caminhadas em lugares insólitos, como Japaratinga, em Alagoas, Paramaribo, no Suriname, Corfu, na Grécia, ou cidades bem conhecidas: Paris, Toronto, Barcelona, Amsterdã, Veneza, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.
Mas é principalmente um relato sobre os desafios que surgem na trajetória de uma pessoa inquieta e as estratégias para vencê-los. O maior deles, a doença, que começou a se manifestar com pequenos tropeções, quando Ricky trabalhava na cidade do Recife. Narrado em primeira pessoa pelo próprio autor, Movido pela Mente é uma pequena lição de sabedoria e persistência.
O livro será lançado no início de dezembro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
Para saber mais, veja o vídeo, acesse a plataforma Benfeitoria, apoie a campanha de crowdfunding e ajude o Mobilize: https://benfeitoria.com/movidopelamente
Leia também:
De volta às ruas, Ricky passeia pela Paulista Aberta
O "homem livre" e sua aventura de bike ao redor do mundo
Mobilize e Ricky Ribeiro, de novo na tevê
Limite, uma palavra sem sentido para Ricky
Mais qualidade urbana: entrevista com Ricky Ribeiro