Foi desta forma que os usuários descreveram o mais novo transporte, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Circulando apenas há pouco mais de um mês, ainda de forma ‘precária’, por não atingir todo o percurso, a nova ferramenta de transporte vem, aos poucos, conquistando cada vez mais, um número maior de usurários.
Para a dona-de-casa, Josefa Ramos, o VLT veio para facilitar a locomoção daquelas pessoas que necessitam do transporte diariamente, a um preço bem acessível. “Além de a passagem ser baratinha, o veículo é bastante confortável, diferente dos antigos”, declara, acrescentando que além desses atributos, os usuários podem desfrutar do ambiente climático.
“Pensávamos que isso não ia funcionar nunca, pois foram vários anos e nada saía, mas, felizmente, hoje, podemos desfrutar desse novo meio. É realmente da forma como estavam mostrando”, afirmou.
A implantação do VLT conseguiu atrair mais usuários para o transporte ferroviário. Esse número praticamente dobrou depois da chegada do novo transporte.
Segundo dados da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) em Maceió, os números passaram de cerca de 49,5 mil mensais em setembro para aproximadamente 86,4 mil em outubro. Mas, não foi apenas a quantidade de passageiros que passou por mudanças com o VLT; o perfil deles também. As pessoas que usavam carro, ônibus ou qualquer outra condução, hoje elas passam a aderir ao VLT. A nova estrutura tem atraído usuários de todos as classes sociais.
Mas, esse novo transporte não é apenas elogios, há ainda aqueles que critiquem o VLT, dizendo que o projeto não atende aquilo que foi posto, a exemplo do percurso. Segundo o comerciante José Carlos, o que foi prometido foi o percurso do transporte em todo o Estado, e depois reduziram para Rio Largo, mas, até agora só chega até Satuba, e só com três viagens.
Segundo a CBTU, a expectativa é que até o final do mês a estação Fernão Velho deverá estar pronta para a parada do VLT e, logo em seguida, a Sururu de Capote (entre as estações Bebedouro e Goiabeiras).
Percurso
Neste primeiro momento o VLT realiza seis viagens ao dia, sendo três de ida até a cidade de Satuba e três de volta até a estação central de Maceió. Vale ressaltar que os antigos vagões do transporte antigo continuarão funcionando normalmente.
O VLT só chegará ao distrito de Lourenço Albuquerque, em Rio Largo, quando a linha férrea destruída pelas enchentes do ano passado for restaurada.
A passagem do VLT, por enquanto, permanecerá o mesmo valor cobrado do antigo trem, R$ 0,50.
Confira os horários do VLT:
Maceió – Satuba - Saída 7h30 Chegada 8h24
Maceió – Satuba - Saída 11h40 Chegada 12h24
Maceió – Satuba - 16h34 Chegada 17h24
Satuba – Maceió - Saída 9h06 Chegada 10h
Satuba – Maceió - Saída 15h26 Chegada 14h20
Satuba – Maceió Saída 18h03 Chegada 18h57