'PL da poluição' em debate na Climatempo

Vídeo aborda os problemas ambientais e de saúde que serão gerados pelo projeto de lei que adia a transformação da frota de ônibus de São Paulo

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Fonte: Climatempo - Foco Ambiental  |  Autor: Maira Di Giaimo  |  Postado em: 14 de setembro de 2017

Projeto quer manter ônibus poluidores em São Paulo

Projeto quer manter ônibus poluidores em São Paulo

créditos: Reprodução: Greenpeace

Você sabia que a poluição do ar, agravada pelo uso do diesel na frota de ônibus de São Paulo, deve ser a causa de mais de 3.500 só neste ano? Por isso, uma decisão que será tomada daqui a algumas semanas pode mudar o rumo dos transportes públicos na cidade! Será definido quando e como será feita a transição para os combustíveis renováveis, menos poluentes! 

De acordo com a Lei 14.933, de 2009, que institui a política de mudanças climáticas no município, todos os veículos da frota de ônibus já deveriam circular com combustíveis renováveis no ano que vem. No entanto, até agora só 1% faz parte da ecofrota. Ou seja,a Lei não será cumprida. 

A equipe do "Foco Ambiental" foi até o Greenpeace para conversar com alguns especialistas que estão estudando sobre o assunto. Pedro Telles, especialista em mudanças climáticas, explica quais as vantagens de uma frota de ônibus movida a combustíveis 100% renováveis. 

“São três vantagens principais”, diz Telles, “todas elas super importantes. A primeira é na saúde, pois 12 mil pessoas que morreriam com a poluição, não vão morrer se a gente fizer essa transição. Fora as pessoas que teriam outros problemas de saúde que não levam à morte, mas que também são graves. A segunda questão são os impactos na economia ligados à saúde. A gente está falando de uma perda de mais ou menos 4 bilhões de reais do PIB com produtividade e com despesas do sistema de saúde”. 

“E tem o terceiro ponto, importantíssimo, que são as mudanças climáticas e esse corte de emissões. Os ônibus são uma grande fonte de emissões dos gases de efeito estufa, que geram o aquecimento global. Se a gente zera as emissões, o que é possível, chegando a ônibus 100% elétricos, a gente faz uma transição que é importante na prática, para os ônibus em si pararem de emitir e simbólica também, que ajuda a acelerar a transição em outros veículos e em outros setores da economia”, finaliza Telles.

 

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