Após colocar em circulação em maio deste ano um ônibus híbrido, que funciona com um motor elétrico e outro a diesel, a Prefeitura de Santos entregou nesta terça-feira (22) seu primeiro veículo totalmente elétrico, movido exclusivamente à bateria.
O novo modelo, que tem emissão zero de poluentes, baixo nível de ruído e autonomia de 220 km, passa a integrar a linha 20, que liga o Centro ao Gonzaga. A mesma linha também passa a contar, a partir de ontem, com o retorno dos trólebus, cuja circulação ficou interrompida por conta das obras de ampliação do VLT.
Para a reativação, foi preciso a importação de peça para compatibilizar num mesmo ponto (cruzamento da Avenida Ana Costa e Francisco Glicério) os dois modais (trólebus e VLT), algo inédito na América Latina.
Produzido no Brasil, o veículo conta com duas baterias, ambas instaladas no teto, que podem ser carregadas em até 4 horas. A que alimenta o motor fica na parte traseira, já uma de menor tamanho, na parte dianteira.
O novo modelo de transporte dispõe ainda de ar-condicionado, internet Wi-fi, sistema de monitoramento de câmeras e acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
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