A Prefeitura de Santos (SP) está desenvolvendo um novo Plano Diretor para o município que ampliará o Centro da cidade e trará novas formas de mobilidade urbana. Os bairros Chinês, Valongo, Centro, Vila Nova e Paquetá e Vila Mathias formarão a nova região central, segundo os planos do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Júlio Eduardo dos Santos, ex-secretário nacional de Mobilidade Urbana no Ministério das Cidades.
As maiores intervenções ocorrerão na região central, ao longo do cais do porto, área que receberá a extensão do VLT Santos-São Vicente. Uma das propostas prevê a construção de um terminal intermodal de transportes, de forma a integrar as linhas de ônibus, VLT e barcas de passageiros que cruzam o canal do porto em direção ao bairro de Vicente de Carvalho, no Guarujá.
Em entrevista ao jornal Tribuna de Santos, o secretário sugeriu que esse terminal seja instalado em um terreno que está à disposição da Justiça Federal, na Praça da República, no centro histórico da cidade.
Poluição visual
Uma das sugestões da Sedurb é que o Plano Diretor deixe registrada a necessidade da criação do Plano de Embutimento da Fiação Aérea. “A partir do momento que você obriga, as concessionárias têm que atender. Hoje, a situação é muito fácil. Essas fiações criam muita poluição visual”, diz o secretário.