A assinatura aconteceu durante o lançamento do programa Cidades Sustentáveis em Vitória; o prefeito João Coser assinou um protocolo de intenções.
O Cidades Sustentáveis visa mobilizar e apoiar planos e ações de governos, sociedade civil e empresas que promovam o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.
A apresentação da iniciativa foi realizada pelo presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, e pelo coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, George Winnik.
Participaram do lançamento cerca de 150 pessoas. Entre os presentes estavam representantes de partidos políticos, da sociedade organizada e pré-candidatos a cargos públicos, que puderam assinar também uma carta de compromisso na qual afirmaram estar de acordo com as ferramentas propostas pelo Programa Cidades Sustentáveis.
Segundo Oded Grajew, sustentável é um ambiente com qualidade de vida para todos e ao longo das gerações. Ele explicou ainda que a ideia do programa é trabalhar a gestão das cidades com metas e indicadores e, assim, desenvolver os 12 eixos do programa como saúde, educação, mobilidade, entre outros.
"Nunca foi tão urgente e importante lutar por uma causa. Ao fazermos isso, estamos lutando para que a humanidade tenha um futuro melhor", afirmou. Já George Winnik, chamou a atenção para a necessidade de ações sustentáveis. Para ele, o Brasil pode ser um líder na Sustentabilidade, pela natureza existente, a cultura do povo, que permite assimilar novas experiências, entre outros atributos.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Sueli Tonini, entregou a Oded Grajew uma placa em agradecimento a vinda dele a Vitória, para o lançamento do Programa e pelo trabalho que vem executando na melhoria da qualidade de vida das cidades brasileiras.
Ela ressaltou a importância de que as pessoas conheçam o programa e divulguem a ideia. "Esse é um programa que nos traz boas ferramentas para escolhas sustentáveis", apontou.
O prefeito João Coser, que é presidente da Frente Nacional de prefeitos (FNP), ressaltou que Vitória e a entidade são parceiras do Programa. "Assumimos o compromisso de transformar em políticas públicas as ações defendidas pela iniciativa. Nossa intenção é fazer com que mais cidades brasileiras adotem essa postura", explicou.
João Coser lembrou, ainda, que o cidadão também tem suas responsabilidades. "Pequenas iniciativas têm resultados enormes. Para atingirmos nossos objetivos, dependemos da ação de todos", concluiu.