Começa a sair do papel o sistema de bicicletas públicas de Vila Velha (ES), com a publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (2) do edital de concorrência para empresas interessadas em gerenciar o projeto “Bike VV”.
A proposta da Prefeitura é que o sistema entre em vigor ainda em 2017. Técnicos das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu) e de Administração (Semad) estimam que o Bike VV será utilizado mais de 360 mil vezes no espaço de um ano. A empresa que vencer o edital público deverá gerir o sistema por 24 meses.
Bikes inclusivas
Das 200 bicicletas que poderão ser alugadas em 20 pontos do município, dez por cento (20 bicicletas) serão bikes duplas, destinadas a pessoas com deficiência visual.
O usuário poderá utilizar a bicicleta das 5h da manhã até a meia-noite. Para utilizar o programa, o valor cobrado foi fixado em R$ 10,80 por mês e R$ 67,50 por ano. O pagamento poderá ser feito por aplicativo ou por sistema semelhante ao adotado nos estacionamentos rotativos do Centro e da Glória.
“Vila Velha é uma cidade plana, e isso deve contribuir para o sucesso do projeto. A economia do município e o turismo local também serão dinamizados. Os trabalhadores serão os maiores beneficiados”, declarou a subsecretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Caroline Jabour de França.
Leia também:
Vila Velha poderá ter sistema de bikes públicas
Ativistas pedem Anel Cicloviário em Vila Velha (ES)
Programa de bikes compartilhadas no ES é críticado
Aluguel de bicicletas em Vitória começa a funcionar em maio