A primeira “Smart Street” do mundo foi construída em Londres. Na capital britânica, uma rua recebeu pavimento cinético - desenvolvido pela empresa Pavegen - capaz de gerar energia elétrica a partir dos passos dos pedestres.
A instalação de 107 m2 tem ainda uma novidade: o pedestre pode baixar um aplicativo que informa a quantidade de energia produzida pelo seus próprios passos, e a partir disso, cede vouchers e descontos para o usuário em diversas lojas ao longo da rua. É dessa interação que vem o nome “rua inteligente”.
Com a força dos passos, o piso de vinil fornece energia para lâmpadas de ruas próximas, além de ativar alto falantes que emitem sons de pássaros por toda a avenida (Bird Street). A instalação também conta com um banco purificador de ar, que possui uma pintura especial que absorve o gás nitrogênio proveniente das emissões de gases fósseis.
Instalação tem ainda banco purificador do ar e sons de pássaros. Foto: Pavegen/Divulgação
A empresa defende que a aplicação dessa tecnologia nas cidades e no cotidiano é uma ideia promissora, já que aponta para fontes de energia alternativas ao uso não renovável e poluente do petróleo.
A Pavegen já completou mais de 150 projetos ao redor do mundo, incluindo um campo de futebol no Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, com a mesma tecnologia.
Leia também:
Concurso vai premiar a melhor calçada de São Paulo
Cidades inteligentes, pense nisso ;-) – O direito de ir e vir
Como o desenho urbano pode salvar vidas? – Cidade Ativa