Em Seattle, a bicicleta é a "melhor amiga do pedestre"

Na região de Seattle (EUA) não existem "ciclistas", mas pessoas que usam a bike em seus deslocamentos. Eduardo Ballint escreve de Mercer Island e conta tudo em detalhes

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Eduardo Ballint*/Mobilize  |  Postado em: 18 de julho de 2017

Sinalização de ciclofaixa em cruzamento de Mercer

Sinalização de ciclofaixa em cruzamento de Mercer Island

créditos: Eduardo Ballint

"Bicicleta é o meio de transporte utilizado por 16% das pessoas em toda a região de Seattle, incluindo a cidade Mercer Island, onde eu vivo. Obviamente, isso decorre das extensas e seguras ciclofaixas que auxiliam na mobilidade dessas pessoas em diversos pontos estratégicos, e de suma relevância na vida cotidiana. Ciclofaixas aqui já são grandes aliadas dos moradores, em toda a região.

Como exemplo, lembro que alguns professores da rede de ensino público de Mercer Island usam apenas a bicicleta para locomoção entre suas casas e o trabalho. E muitos alunos pedalam por até 5 milhas (mais de 8 km) para chegar a escola e seguem depois pedalando para o trabalho de meio período.

 

Ciclovia sinalizada em verde no centro de Seattle 

Encontramos ciclofaixas em pontos próximos a escolas , bancos, mercados, complexos comerciais, shoppings e até mesmo nas sedes de algumas importantes empresas. Algumas dessas são muito extensas, com cerca de 48 milhas (77,25 km), possibilitando longas jornadas usando apenas a bicicleta, e assim evitando ter de carregá-la em algum meio de transporte público, tal como ônibus ou trem. A grande maioria dos trajetos conta com múltiplas paradas no caminho para que o ciclista possa encostar ou até mesmo trancar a bicicleta, caso queira fazer uma pausa, ou se tiver chegado a seu destino.

Sinalização
Diferentemente do Brasil, onde as ciclovias têm uma cor padrão  - o vermelho  - nos Estados Unidos as ciclofaixas são delimitadas apenas por uma faixa branca mais grossa, com desenhos de ciclistas para a sua indicação. Embora sutil, essa distinção entre as faixas para veículos motorizados e bicicletas tem uma eficiência invejável. Eventualmente existem algumas "zonas verdes", em localidades com maior tráfego, para chamar a atenção dos motoristas, mas o respeito entre os motoristas e os ciclistas é ótimo , não havendo conflitos ou acidentes graves por imprudência de algumas das partes.

Aqui não separamos pedestres de ciclistas, porque quem está de bicicleta rapidamente se torna um caminhante, e vice-versa. Assim, a bicicleta já pode ser chamada de "melhor amiga do pedestre" na região metropolitana de Seattle, com extensivas rotas e um sistema simples e funcional, que vem ajudando a todos que querem evitar o trânsito e reduzir a emissão de gases prejudiciais à atmosfera. 

Traçado da ciclovia mais utilizada em Seattle. Veja também o mapa cicloviário completo da região

Ciclofaixas  - em minha visão  - devem ser apenas melhoradas e ampliadas, de forma a expandir a rede, como um sistema de transporte ecológico e facilitador para a vida das pessoas. E isso não somente aqui nos Estados Unidos, mas também no Brasil.

*Eduardo Ballint é brasileiro e vive em Mercer Island, na região de Seattle, Costa Oeste dos Estados Unidos. Ele terminou agora o ensino básíco e antes de entrar na universidade decidiu mandar alguns "drops" sobre a mobilidade urbana em sua região.

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