A bicicleta, não custa destacar, pode impactar positivamente na saúde e qualidade de vida da população, e o ato de pedalar contribuir para a redução dos congestionamentos, gerar negócios e dinamizar o turismo nas cidades. Estas ações são possíveis, mas vão exigir de parte do poder público estímulos ao seu uso tanto na mobilidade urbana como para o lazer e a atividade física.
Para falar destes benefícios e de como incentivar a prática do ciclismo nas cidades participaram no final de maio do programa Rio em Foco, da TV Alerj (Canal 12 da NET), dois especialistas no tema: o assistente de transportes ativos do ITDP Brasil, Rafael Siqueira, e o pesquisador de políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas, Rene José Rodrigues Fernandes. O programa 'Políticas inclusivas para bicicletas e seu impacto na economia municipal' pode ser assistido acessando o canal do youtube do Fórum de Desenvolvimento do Rio.
Participaram do programa Rafael Siqueira, ITDP (centro) e Rene Fernandes, FGV (dir.)
De acordo com dados da ONG Transporte Ativo, são realizadas 3,1 milhões de viagens de bicicleta no trajeto casa-trabalho por dia na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Destas, 446 mil viagens são apenas na capital.
E esse número pode aumentar, destacou Rene Fernandes: “À medida que conseguimos colocar a bicicleta como mobilidade ativa, diminuimos cada vez mais os engarrafamentos”, disse.
O estímulo para aqueles que ainda não adotaram a prática da bicicleta pode vir de investimentos do poder público em eventos como o Bike Rio Festival, realizado em maio na cidade do Rio de Janeiro, acrescentou. "Além de atrair olhos para o local que os sedia. Em Paris, por exemplo, um dos eventos mais conhecidos mundialmente é o Tour de France, que atrai pessoas do mundo inteiro para experimentar um hábito que se tornou marca da cidade", ressaltou.
Para concluir, o pesquisador destacou políticas complementares, como as ciclofaixas para lazer, que também têm seu papel no incentivo à adoção das bicicletas.
Já Rafael Siqueira, do ITDP, alertou para o fato de que, para bons resultados, adaptações precisam ser feitas nas cidades que façam da bicicleta realmente uma opção e que sua circulação aumente. "Não existe uma receita de bolo. Antes, é preciso estudar quais são as condições sociais, de infraestrutura e culturais de cada cidade", observou.
Rio em Foco
Transmitido semanalmente pela TV Alerj, o programa Rio em Foco é uma iniciativa do Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa que discute temas ligados à economia e desenvolvimento do estado.
Dos debates e da apresentação dos estudos recentes realizados pelas instituições que compõem o Fórum, surgem propostas de desburocratização, alteração da legislação estadual e atos em defesa do estado do Rio. Saiba mais no site do Fórum.
* Nota da redação: texto produzido a partir de sugestão da leitora Marisa Lemos, do Fórum de Desenvolvimento do Rio de Janeiro
Leia também:
Programa Bicicleta Brasil é aprovado na Câmara dos Deputados
Novo sistema de bikes públicas deve iniciar já no próximo semestre
Cidades do RJ se unem para criar a CicloAtlântica
Bike Rio muda de mãos em meio a reclamações dos usuários
Ciclovia Tim Maia (RJ) deverá ser reformada para reparar erros estruturais