O governo do Piauí abriu licitação para adquirir trens de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que devem substituir os velhos trens de metrô que rodam na capital Teresina.
As propostas serão recebidas no dia de 10 julho. A dotação orçamentária para a compra é de R$ 92 milhões, valor para seis VLTs, mas o Estado pretende adquirir inicialmente três.
Os novos trens deverão ser compostos por três carros, com pelo menos dois conjuntos de propulsão e frenagem dinâmica, movidos a tração diesel-hidráulica ou diesel-elétrica.
Enquanto realiza a concorrência para os VLTs, a Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (Setrans) prepara a documentação para lançar licitação com vistas a revitalização das linhas, com reforma de estações, modernização de linhas e troca de dormentes e trilhos. A expectativa é de que essa concorrência seja lançada em breve.
Em janeiro, o governador Wellington Dias e o secretário dos Transportes, Guilhermano Pires, estiveram em Lisboa, onde visitaram operadoras de transporte de passageiros da cidade e conheceram o sistema de gestão das empresas de lá com o intuito de implantar seu modelo - regime de concessão, por meio de Parceria Público Privada (PPP) - para Teresina.
Leia também:
Estações do metrô de Teresina estão cheias de mato e lixo
Governo do Piauí propõe três novas linhas metrô para Teresina
Teresina integra sistema de informações em mobilidade urbana