Quase 70% dos carros em São Paulo circulam com apenas uma pessoa

Dado é da CET. Além de ocupar mal as vias da cidade, os carros são responsáveis por mais de 60% das emissões de poluentes

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Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 06 de junho de 2017

Carros congestionam as vias e geram mais de 60% da

Carros congestionam as vias e geram mais de 60% das emissões

créditos: Juliana Bruder/ Clickmobilidade

 

A cena é comum. Enquanto um ônibus está preso no trânsito com mais de 60 pessoas dentro, ao lado dele estão carros e mais carros: a maioria com uma pessoa.

 

O que a olhos nus é óbvio, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego mensurou: 68% dos carros que circulam na cidade de São Paulo andam apenas com uma pessoa dentro, de acordo com levantamento da companhia passado para a GloboNews.

 

E o pior, todos estes carros que ocupam mal as vias na cidade são responsáveis por em torno de 60% das emissões de poluentes na cidade.

 

De acordo com o professor Paulo Saldiva, chefe do laboratório de poluição da Universidade de São Paulo (USP), a cada hora exposto ao trânsito, é como se o cidadão consumisse um cigarro. O problema, segundo o médico, é que neste caso as pessoas não têm escolha entre “fumar ou não”, inclusive crianças e doentes.

 

Saldiva reforçou que, por causa da poluição, quatro mil pessoas morrem por ano só na cidade de São Paulo e que, devido ao trânsito, as pessoas perdem convívio social e o sono. E os jovens que perdem tempo nos congestionamentos têm menos chances de se desenvolver profissionalmente e ter uma vida melhor no futuro.

 

Para o especialista, a principal solução é o transporte coletivo. Aplicativos de carros compartilhados são apontados como uma das alternativas, mas não a principal.

 

Para dar conta da demanda e aproveitar os espaços urbanos de maneira eficiente e humana, é necessário investimento em sistemas de média e alta capacidade conectando corredores comuns de ônibus, BRTs, que são corredores mais eficientes e de maior capacidade, à rede metro-ferroviária.

 

Os sistemas de ônibus locais, muitas vezes esquecido nos planejamentos e propagandas públicas, talvez por só atenderem à periferia e não terem o glamour do metrô, também precisam de qualidade e eficiência. Afinal, é por estes sistemas que as pessoas que mais dependem de transporte público chegam aos BRTs, corredores, trens e metrô.

 

A licitação de transportes coletivos da capital paulista tentará, segundo a prefeitura, aumentar a eficiência qualidade dos ônibus da cidade de São Paulo e atrair mais pessoas para o transporte público.


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