A cena é comum. Enquanto um ônibus está preso no trânsito com mais de 60 pessoas dentro, ao lado dele estão carros e mais carros: a maioria com uma pessoa.
O que a olhos nus é óbvio, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego mensurou: 68% dos carros que circulam na cidade de São Paulo andam apenas com uma pessoa dentro, de acordo com levantamento da companhia passado para a GloboNews.
E o pior, todos estes carros que ocupam mal as vias na cidade são responsáveis por em torno de 60% das emissões de poluentes na cidade.
De acordo com o professor Paulo Saldiva, chefe do laboratório de poluição da Universidade de São Paulo (USP), a cada hora exposto ao trânsito, é como se o cidadão consumisse um cigarro. O problema, segundo o médico, é que neste caso as pessoas não têm escolha entre “fumar ou não”, inclusive crianças e doentes.
Saldiva reforçou que, por causa da poluição, quatro mil pessoas morrem por ano só na cidade de São Paulo e que, devido ao trânsito, as pessoas perdem convívio social e o sono. E os jovens que perdem tempo nos congestionamentos têm menos chances de se desenvolver profissionalmente e ter uma vida melhor no futuro.
Para o especialista, a principal solução é o transporte coletivo. Aplicativos de carros compartilhados são apontados como uma das alternativas, mas não a principal.
Para dar conta da demanda e aproveitar os espaços urbanos de maneira eficiente e humana, é necessário investimento em sistemas de média e alta capacidade conectando corredores comuns de ônibus, BRTs, que são corredores mais eficientes e de maior capacidade, à rede metro-ferroviária.
Os sistemas de ônibus locais, muitas vezes esquecido nos planejamentos e propagandas públicas, talvez por só atenderem à periferia e não terem o glamour do metrô, também precisam de qualidade e eficiência. Afinal, é por estes sistemas que as pessoas que mais dependem de transporte público chegam aos BRTs, corredores, trens e metrô.
A licitação de transportes coletivos da capital paulista tentará, segundo a prefeitura, aumentar a eficiência qualidade dos ônibus da cidade de São Paulo e atrair mais pessoas para o transporte público.
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