Após ciclovias e bike share, Sorocaba (SP) planeja um VLT

Projeto vai aproveitar faixa ferroviária hoje utilizada para cargas. Concessão depende de acordo com Dnitt, mas modelagem do sistema deve ser apresentada em breve

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Fonte: Agência Sorocabana / Mobilize Brasil  |  Autor: Agência Sorocabana / Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de maio de 2017

Apresentação do projeto do VLT de Sorocaba

Projeto do VLT de Sorocaba: uso da faixa ferroviária

créditos: Reprodução


Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, ostenta uma das maiores redes cicloviárias do país, com cerca de 130 km, além de ter um sistema modelo de bicicletas públicas, o Integra Bike. Agora, quase 150 anos após a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, a cidade planeja aproveitar parte da faixa ferroviária para a implantação de uma linha de veículo leve sobre trilhos (VLT) com dez estações e capacidade para transportar até 105 mil passageiros por dia. O cálculo consta de um estudo preliminar desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan) da Prefeitura de Sorocaba.

 

"Neste momento, já temos como conclusão a existência de demanda de passageiros para o equilíbrio do sistema e uma projeção de 104.838 usuários por dia, sem a indução de usuários do sistema de ônibus urbanos. Com a adoção de linhas alimentadoras que entregarão o passageiro para o VLT ao invés de levá-lo aos terminais, esse índice certamente aumentará. Mas, com 60 mil usuários, o VLT já estaria viabilizado", afirma o secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravant.  Para chegar à premissa mensal de usuários, a Seplan utilizou sistemas de georreferenciamento via satélite que determinaram as atuais rotas de deslocamento dos moradores da cidade.

 

Na sexta-feira, o  secretário de Mobilidade e Acessibilidade do município, Wilson Unterkircher Filho, declarou em entrevista que a expectativa é de que a proposta do modelo para implementar o VLT no município seja apresentada ao prefeito José Crespo (DEM) até o meio de 2017. De acordo com Unterkircher, após essa fase, ainda haverá de nove a 12 meses para audiências públicas, preparações e editais de licitação. "Existe todo um ritual que deve ser seguido sob pena de macular o projeto como um todo", disse, na entrevista à Rádio Ipanema. Ainda na semana passada, o prefeito Crespo participou de audiências em Brasília para tratar da cessão da faixa ferroviária para o projeto. Após a assinatura do contrato com o Dnitt, a prefeitura dará início então aos estudos de viabilidade de implantação do VLT, mas a modelagem deve ser apresentada ainda neste mês de maio.

 

Transporte elétrico
O VLT é um "bonde moderno", menor e mais leve do que o metrô, que trafega normalmente em composições de até sete carros, como os do Rio de Janeiro e de Santos. Conforme levantamento mais recente da Associação Internacional de Transporte Público (UITP), cerca de 45 milhões de pessoas são transportadas diariamente por esse sistema de transporte em mais de 50 países, com sistemas modernos, computadorizados, e várias redes antigas, algumas com cem anos de funcionamento, nas quais circulam carros antigos e composições de última geração. No Brasil, há apenas dois sistemas em funcionamento: o VLT do Centro do Rio e o recente VLT da Baixada Santista, que curiosamente também opera sobre uma antiga faixa ferroviária da Estrada de Ferro Sorocabana.

 

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