Na última quarta-feira (10) começaram a ser instalados na cidade de La Paz, na Bolívia, os cabos da nova Linha Laranja de teleféricos. Em três anos de funcionamento, a rede integrada de teleféricos da capital boliviana conta com quatro linhas em operação, com previsão de construção de mais sete. E a primeira delas é a Laranja, que unirá a Estação Central à praça Villarroel da cidade.
O gerente executivo da estatal Meu Teleférico, César Dockweiler, explicou que os cabos de transporte das cabines serão implementados em duas etapas, para o qual utilizam um drone especial capaz de carregar e transladar o cabo.
Montagem dos cabos da linha laranja em La Paz, feita com auxílio de drones. Foto: Mi Teleférico
Segundo o executivo, a inauguração da Linha Laranja é prevista para o último trimestre deste ano, quando deverão estar concluídas as obras civis e obtidas as certificações de qualidade do equipamento montado.
"Nesse prazo também pretendemos pôr em funcionamento a Linha Branca, que começa na avenida Busch, percorre a praça Triangular e termina em San Jorge, onde faz uma interconexão com a linha Celeste, que se estende da Curva de Holguín ao Prado em La Paz, assinalou Dockweiler.
Em três anos de operação, a rede de teleféricos da Bolívia transportou perto de 75 milhões de passageiros. Em março do ano passado, a operadora Meu Teleférico recebeu o prêmio de transporte mais inovador da região no Congresso Internacional Smart City, realizado no Brasil.
Mapa da rede de teleféricos de La Paz. Imagem: Mi Teleférico
Leia também:
Maior teleférico do mundo fica em La Paz, na Bolívia
Bolívia vai triplicar tamanho da rede de teleféricos
Teleférico mais alto do mundo coleciona elogios na Bolívia