O aviso de licitação para implantação e operação do Veículo Leve sobre Trens (VLT) em Salvador foi publicado na edição desta quarta-feira (3) no Diário Oficial.
Os dois processos serão realizados por meio de Parceria Público Privada (PPP). As propostas serão recebidas e abertas no dia 30 de junho de 2017, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo.
O Edital de Concessão nº 01/2017 estará disponível a partir desta quinta-feira (4) no site da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ou na sede da pasta.
A previsão é que as obras comecem em até 90 dias após a assinatura do contrato da PPP, enquanto o prazo estimado para conclusão é de 24 meses. Com cerca de 19 km de extensão e 21 paradas, o VLT vai substituir o Sistema de Trens do Subúrbio, ligando a região do Comércio a Paripe.
A primeira fase das intervenções contemplará o trecho entre o Comércio e Plataforma, de 9,4 km. A segunda é entre as estações de Plataforma e São Luiz, de 9 km.
O Sistema de Trens do Subúrbio tem 13,6 km e liga os bairros de Paripe a Calçada. Com a implantação do VLT, o novo modal ampliará a ligação da Cidade Baixa em cerca de 5 km, chegando até a Avenida São Luiz, em um extremo, e o bairro do Comércio no outro.
VLT do Subúrbio
O VLT será formado por 20 composições de tração elétrica, com capacidade de levar mais de 600 passageiros cada. A estimativa é que, com a conclusão das obras, o trajeto entre a primeira e última estação seja feito em 40 minutos. A expectativa do Governo do Estado é de beneficiar mais de 1,5 milhão de moradores do Subúrbio Ferroviário.
O VLT começa com pelo menos dois anos de atraso. O primeiro projeto foi enviado para captação de recursos no Ministério das Cidades em 2011 e o edital de licitação chegou a ser anunciado para 14 de agosto de 2015. O certame foi adiado diversas vezes. A obra está orçada em R$1,5 bilhão de reais.
Veja o vídeo de apresentação do VLT do Subúrbio.
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