Governo paulista promete retomar projeto do trem entre cidades

...E o governo federal promete liberar faixa ferroviária para a passagem da nova linha de trens entre São Paulo e Americana, no interior paulista

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Fonte: Mobilize Brasil/ STM  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 29 de março de 2017

Trem holandês que faz ligação entre cidades da Ran

Trem holandês que faz ligação entre cidades da Randstad

créditos: Foto: Dirk Jan (Flickr)

Por enquanto é apenas uma possibilidade, mas ontem (27) a Secretaria de Transportes Metropolitanos divulgou nota sobre a cessão da faixa ferroviária federal para o projeto do Trem Intercidades, que ligará São Paulo às cidades de Campinas e Americana, na direção norte do Estado de São Paulo. O plano inicial previa o início das obras em 2014 e o início das operações em 2016.

 

O texto divulgado a Secretaria informa que em reunião realizada em Brasília, o próprio presidente Michel Temer "garantiu ao secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Clodoaldo Pelissioni", que o projeto do Trem Intercidades será incluído no programa de concessões da União. Esta medida, segundo a nota, qualificaria o projeto, avaliado em cerca de 5 bilhões de dólares, a receber financiamento do BNDES. No encontro, o presidente afirmou que o Governo Federal vai formalizar a cessão da faixa de domínio do transporte de cargas até o final de abril. 

 

 

O novo sistema de trens retomaria o transporte de passageiros no interior de São Paulo, estado que já teve uma malha ferroviária bastante densa e muito utilizada até os anos 1970. Trens de média velocidade são muito comuns na Europa, permitindo viagens rápidas entre cidades, e muitas vezes integrados aos sistemas de metrôs, bondes e ônibus. Exemplar é a rede de trens na "randstad" (anel de cidades) entre Amsterdã e Roterdã, com trens nos quais é possível circular usando o mesmo bilhete urbano e ainda levar uma bicicleta.

 

 A linha São Paulo-Americana seria a primeira a ser construída da rede total prevista de 430 km, ligando várias cidades paulistas a uma velocidade média de 120 km/h. O projeto divulgado em 2012 previa uma PPP (Parceria Público-Privada) entre o governo estadual e a iniciativa privada, mediante concessão por 30 anos.  E seriam dois trajetos: Americana-Santos, passando por Jundiaí, Santo André, São Bernardo e São Caetano; e Sorocaba-Pindamonhangaba, passando por São Paulo, São Roque, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté. 

 

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