Por enquanto é apenas uma possibilidade, mas ontem (27) a Secretaria de Transportes Metropolitanos divulgou nota sobre a cessão da faixa ferroviária federal para o projeto do Trem Intercidades, que ligará São Paulo às cidades de Campinas e Americana, na direção norte do Estado de São Paulo. O plano inicial previa o início das obras em 2014 e o início das operações em 2016.
O texto divulgado a Secretaria informa que em reunião realizada em Brasília, o próprio presidente Michel Temer "garantiu ao secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Clodoaldo Pelissioni", que o projeto do Trem Intercidades será incluído no programa de concessões da União. Esta medida, segundo a nota, qualificaria o projeto, avaliado em cerca de 5 bilhões de dólares, a receber financiamento do BNDES. No encontro, o presidente afirmou que o Governo Federal vai formalizar a cessão da faixa de domínio do transporte de cargas até o final de abril.
O novo sistema de trens retomaria o transporte de passageiros no interior de São Paulo, estado que já teve uma malha ferroviária bastante densa e muito utilizada até os anos 1970. Trens de média velocidade são muito comuns na Europa, permitindo viagens rápidas entre cidades, e muitas vezes integrados aos sistemas de metrôs, bondes e ônibus. Exemplar é a rede de trens na "randstad" (anel de cidades) entre Amsterdã e Roterdã, com trens nos quais é possível circular usando o mesmo bilhete urbano e ainda levar uma bicicleta.
A linha São Paulo-Americana seria a primeira a ser construída da rede total prevista de 430 km, ligando várias cidades paulistas a uma velocidade média de 120 km/h. O projeto divulgado em 2012 previa uma PPP (Parceria Público-Privada) entre o governo estadual e a iniciativa privada, mediante concessão por 30 anos. E seriam dois trajetos: Americana-Santos, passando por Jundiaí, Santo André, São Bernardo e São Caetano; e Sorocaba-Pindamonhangaba, passando por São Paulo, São Roque, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté.
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