Começa a ser implantado hoje (21) no entorno da Praça da República, no Centro, o primeiro trecho do Eixo Estruturador Cicloviário do Recife, batizado como Ciclovia Camilo Simões. O projeto integra o Plano Diretor Cicloviário de Pernambuco, que ligará municípios da região metropolitana por vias cicláveis.
Para tanto, a CTTU - Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife, responsável pelo projeto, vai eliminar 42 vagas de zona azul que ficam nessa área. A implantação da rota será feita pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do governo do estado.
O trecho da estrutura cicloviária que passa na área já recebeu a sinalização horizontal e vertical. Com isso, considera-se regulamentada a implantação da rota ciclável no entorno da Praça da República. E os veículos não apenas ficam proibidos de estacionar, como também de transitar sobre a ciclofaixa ali indicada.
Entre hoje e amanhã, agentes da CTTU estarão no local para orientar os motoristas. A fiscalização começa a partir da quinta-feira (23), e segundo o órgão, haverá multa (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH) aos veículos flagrados estacionados sobre a ciclofaixa. Já a penalidade para aqueles que transitarem irregularmente sobre a ciclofaixa é de R$ 880,41 e 7 pontos na CNH.
Ciclovia em abril
Está prevista para abril a entrega do primeiro trecho da Ciclovia Camilo Simões, que vai ligar o Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fábrica Tacaruna, localizada na avenida Agamenon Magalhães.
Ao todo, o percurso compreende a Avenida Rio Branco, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Avenida Dr. Jayme da Fonte e Avenida Governador Agamenon Magalhães.
Leia também:
Recife inaugura estação de sistema de bikes comunitárias
Ciclovias em 19 capitais crescem 453 km
Rota de bicicletas começa a ser construída no Recife