O espaço da bicicleta na rua é garantido por lei e o respeito ao ciclista depende muito da forma como o motorista se comporta no trânsito. Para divulgar noções básicas da legislação sobre o tema, o Detran-RS, Mobicidade, Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA) e Laboratório de Políticas Publicas e Sociais (Lappus) se uniram para promover o Dia de Mobilização pela Segurança de Ciclistas.
O evento será realizado na manhã desta quinta-feira (9), entre 9h30 e 10h30, no canteiro da Avenida Wenceslau Escobar, esquina com a Otto Niemeyer, na zona sul de Porto Alegre.
Campanha
O lançamento em Porto Alegre marca o início de uma campanha de mobilização que pretende se estender também para outros municípios do Estado.
A ideia surgiu do Grupo de Trabalho que, desde 2015, estuda políticas de incentivo ao uso da bicicleta e para a segurança de ciclistas no âmbito do Estado. O GT mapeou os principais problemas enfrentados no dia a dia e a campanha busca informar o público sobre os principais conceitos da legislação relacionada às bicicletas no trânsito.
Ciclistas utilizarão o 'respeitômetro' para mostrar qual a distância prevista em lei para passar por eles e mantê-los seguros. Autoridades do trânsito e representantes das entidades que compõem o GT estarão presentes para conversar com o público e os jornalistas presentes.
Leia também:
Ciclovias em 19 capitais crescem 453 km
Prefeitura estuda implantar ciclorrotas em ruas de Porto Alegre
Brasil tem, em média, 32 ciclistas internados por dia devido a acidentes