Vila Velha (ES) poderá ter sistema de bikes públicas

Câmara do município capixaba aprova projeto para a implantação do Bike Vila Velha

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Fonte: Século Diário  |  Autor: Henrique Alves / Século Diário  |  Postado em: 27 de fevereiro de 2017

Vila Velha (ES) poderá ter sistema de bikes públic

Bikes públicas: item da campanha do prefeito de Vila Velha

créditos: denver.bcycle
A Câmara de Vila Velha (ES)  aprovou projeto que institui a implantação do “Sistema de Compartilhamento de Aluguel de Bicicletas Públicas”, denominado Bike Vila Velha. A autoria é do vereador Bruno Lorenzutti. O projeto segue para sanção do prefeito Max Filho, que inclui o sistema de bicicletas compartilhadas em sua campanha nas eleições de 2016. 
 
O Bike Vila Velha pretende ser um sistema de compartilhamento de aluguel de bicicletas através de estações de bicicletas em diversos pontos da cidade, preferencialmente em locais próximos a ciclovias, ciclofaixas, terminais rodoviários, parques municipais, shoppings centers, órgãos públicos e locais de interesse público. O serviço deverá passar por processo licitatório para a realização de contrato, concessão ou parceria com a iniciativa privada.
 
 
Anel cicloviário
No entanto, nem só de projetos de compartilhamento de bicicletas vive uma cidade. Em Vitória, o Bike Vitória caiu no gosto dos moradores, mas é um projeto praticamente restrito à orla, que dispõe de estrutura cicloviária mais consistente em relação ao resto da cidade.
 
 
Em Vila Velha, durante as eleições, o grupo canela-verde de ciclistas Turma do Pedal elaborou propostas aos candidatos a prefeito da cidade cobrando a implantação de um anel cicloviário na cidade, ligando os bairros de Terra Vermelha, Praia da Costa, Cobilândia e Paul. Destes pontos, segundo a proposta, sairiam as ligações radiais para os demais bairros. O projeto integrou a campanha Bicicleta nas Eleições, da União de Ciclistas do Brasil (UCB).
 
 
O caderno de propostas também cobrou uma ciclovia dentro do bairro Coqueiral de Itaparica. A partir da orla, apenas os bairros Itapoã e Praia da Costa têm ciclovias partindo a partir da orla. Em Itapõa, a faixa atravessa a Rua Jair de Andrade; na Praia da Costa, atravessa a Avenida Champagnat.
 
 
Vila Velha conta com longas ciclovias e ciclofaixas, como as que cortam as praias da Costa, Itapoã e Itaparica, as avenidas Carlos Lindemberg e Champagnat. O problema é que as vias são desconectadas entre si e sofrem com a sinalização precária, o que sempre coloca em risco a segurança de quem escolhe a bicicleta para se deslocar pela cidade.
 
 
Sistema aquaviário
Na semana passada, prefeitos da Grande Vitória reuniram-se para discutir a retomada do sistema de transporte aquaviário nos municípios. O encontro contou com a presença de empresários que operam com esse modal no Rio de Janeiro. O objetivo foi apresentar o modelo de operação realizado no estado carioca a fim de adaptar as soluções para a realidade dos municípios capixabas.
 

O sistema aquaviário planejado pela empresa Eco Balsas, na Barra da Tijuca, é o principal modal da região, já que o local é cortado por diversos canais e o transporte pela água facilita o acesso dos passageiros da praia aos centros comerciais da região e vice-versa. De acordo com o responsável pela empresa, Ricardo Herdy, o serviço, além de favorecer a mobilidade também apresenta baixo custo de operação. “São balsas leves, com calado baixo, projetadas para navegar e atracar em águas rasas, com capacidade de transportar 40, 60 até 140 passageiros e com baixíssimo impacto ambiental”, explica.
 

Para reativar o serviço nos municípios, será necessário que a empresa apresente uma proposta de serviço, contendo informações sobre o percurso dos usuários, as rotas de embarque e desembarque e o custo de operação realizado. A retomada do sistema depende também da aprovação do Governo do Estado. O prazo para entrega da proposta é de 60 dias.
 

Para o prefeito de Vila Velha, Max Filho, a experiência com o aquaviário no passado foi muito proveitosa e a retomada do sistema pode melhorar a mobilidade para os passageiros dos três municípios, além de promover outras questões importantes. “Queremos trazer de volta essa perspectiva, esse modo de transporte de integração entre os municípios de Vila Velha, Vitória e Cariacica. Um transporte que não polui, que alia não só a questão da mobilidade, mas que não agride a natureza, promove o turismo e que reestabeleça essa relação dos municípios pelo mar”, enfatiza.

 

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