Chineses querem concessão de empresa pública para ampliar aeromóvel em Porto Alegre

Empreendedores asiáticos levam ao governo federal proposta para administrar a Trensurb por 30 anos. Em troca, construiriam 8 linhas de aeromóvel na Região Metropolitana

Notícias
 

Fonte: Metro  |  Autor: Metro  |  Postado em: 14 de fevereiro de 2017

Proposta do Aeromóvel de Canoas (Aeromóvel do Bras

Proposta do Aeromóvel de Canoas (Aeromóvel do Brasil)

créditos: Aeromóvel do Brasil /Divulgação

 

Após enterrar o sonho do metrô, a cidade de Porto Alegre pode encontrar as desejadas melhorias no transporte público em um projeto da China.

 

Interessados em investimentos no Brasil, os diretores da China Railway Engineering Group procuraram o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para apresentar a ideia de criar linhas de aeromóvel na região metropolitana de Porto Alegre interligadas aos trilhos atuais da Trensurb. 

 

Em troca, o governo federal cederia a concessão da Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre - por um período de 30 anos. 

 

Na capital, a proposta chinesa prevê a criação de quatro linhas. O projeto ainda inclui a troca da frota de trens por veículos novos, além da reforma e manutenção das estações atuais da Trensurb.

 

De acordo com o diretor executivo da Aeromovel do Brasil – que toca o projeto em parceria com os chineses –, Marcos Coester, a proposta seria autossuficiente economicamente, pois a renda proveniente do volume de usuários (estimado em 1,04 milhão por dia) seria o bastante para pagar a construção, a operação e a manutenção do novo sistema no prazo de 30 anos.

 

Ampliação

Em Porto Alegre, a primeira linha do aeromóvel ligaria o Mercado Público ao Terminal Triângulo. De lá, o passageiro teria a opção de seguir viagem até Cachoeirinha, ou utilizar outra linha em direção a Alvorada. A terceira iria da esquina da avenida Borges de Medeiros com a Ipiranga, passando pelos campus central da PUCRS e pelo campus do Vale (UFRGS) até chegar a Viamão. 

 

A quarta conectaria o Mercado Público ao bairro Tristeza, passando pelo estádio Beira-Rio – e cumprindo, em parte, o projeto da Trensurb e da prefeitura apresentado em 2011 que ligaria o Centro Histórico à avenida Juca Batista. A ideia, porém, nunca saiu do papel por falta de recursos.

 

No mapa, a linha atual do aeromóvel e as extensões planejadas pelos asiáticos. Reprodução: Metro

 

Tarifa social

A Trensurb, atualmente, é um sistema deficitário para o governo federal. A estatal trabalha com uma tarifa social – ou seja, o valor arrecadado com as passagens é inferior aos custos da operação.

 

Por isso, nos últimos anos, o governo federal vem subsidiando pouco mais da metade da quantia necessária para manter o serviço (arcou com 50,6% em 2013 e 50,4% em 2014).

 

Até o momento, porém, o projeto ainda se encontra no campo das ideias, sem prazos ou custos definidos. Nos bastidores, sabe-se que o ministro Eliseu Padilha gostou do projeto apresentado. Os chineses contam com a pressa do governo federal em abrir mão da Trensurb, que, por ser um sistema deficitário, é visto pelo Planalto como um problema – uma conta que precisa ser encerrada. 

 

Procurada pela reportagem do jornal Metro, a Trensurb não quis comentar o tema.

 

Sindimetrô faz críticas

Segundo o vice-presidente do Sindimetrô (Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul), Clóvis Pinheiro, a privatização da Trensurb é um desejo antigo do governo federal.

 

“Todos os últimos presidentes tentaram privatizar a Trensurb, mas não tiveram êxito. Eles sugam todos os recursos das empresas do governo para, mais tarde, terem motivos para privatizar”, criticou o diretor do Sindimetrô.

 

Leia também:

Aeromóvel de Canoas (RS) tem obras previstas para 2018 

Aeromóvel previsto para Gramado (RS) pode ser estendido até Canela 

Aeromóvel de Porto Alegre completa um ano de operação 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário