O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu entregar nove das dez estações que faltam da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo até o fim do ano. As estações deveriam ter sido inauguradas em 2015.
De acordo com o tucano, três delas serão entregues à população em julho – Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Até dezembro devem ser inauguradas as demais: Eucaliptos, Moema, AACD Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
A Linha 5-Lilás contava com seis estações em 2011, ligando o Capão Redondo ao Largo Treze, quando começaram as obras de prolongamento. O projeto previa a construção de outras onze estações, além de um prolongamento até a Chácara Klabin, até 2015. Apenas uma dessas estações foi entregue, a Adolfo Pinheiro.
A estação Campo Belo está prevista para ser entregue no início de 2018. A estação Adolfo Pinheiro foi a primeira do prolongamento concluída, em junho de 2016.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (13), durante evento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
"Essa é a chamada 'Linha da Saúde', 'Linha dos Hospitais', porque atenderá o Hospital do Servidor, o Hospital da AACD, o Hospital Edmundo Vasconcelos e o Hospital São Paulo", disse Alckmin. "Vai ser uma das linhas mais modernas, totalmente automatizada, assim como a Linha 4-Amarela, que não tem operador", completou.
Atrasos
O Metrô de São Paulo disse que, pela primeira vez no Brasil, três tatuzões foram usados ao mesmo tempo numa obra e que isso iria diminuir o tempo de construção e o preço dela. Mas não foi bem o que aconteceu.
Com os aditivos nos contratos pedidos pelas construtoras, foram ao menos 54 alterações de prazos e valores. São mais de R$ 447 milhões no preço final, aumento de 11% em relação ao valor original.
Alterações nos contratos
Isso se repete em outras linhas em construção, segundo relatório do Metrô feito para o Tribunal de Contas. Na Linha 17- Ouro, foram 14 mudanças no contrato de mais de R$ 138 milhões. E na Linha 15- Prata: 32 alterações e R$ 352 milhões a mais do que o previsto.
No Jardim Ângela, na zona sul, tudo o que os moradores sabem do metrô é que chegaria lá devido a um mapa entregue por um ex-secretário dos Transportes Metropolitanos para a Associação dos Moradores do bairro. Seriam mais três estações depois do Capão Redondo. O Metrô gastou R$ 4 milhões no projeto.
O secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a galeria Borba Gato será entregue em julho de 2017, o mesmo prazo dado pelo governo para começar a entregar as novas estações da Linha 5-Lilás. Porém a linha só estará pronta em 2018. Sobre os aditivos que encareceram a obra, a pasta informou que se tratam de contratos normais e são aprovados.
Leia também:
Linha 6-Laranja, há 5 meses parada, tem prazo de obras ampliado
Metrô de SP assina acordo para concluir obras da linha 5-Lilás
Com obras paradas, metrô de SP tem corte de verbas de 14%