Linha 5 Lilás: governo (SP) promete entregar três estações até julho e outras seis no fim do ano

Governador Geraldo Alckmin fez o anúncio da entrega das novas estações do metrô na manhã de hoje (13). Prolongamento estava previsto para janeiro de 2015

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Fonte: G1  |  Autor: Vivian Reis  |  Postado em: 13 de fevereiro de 2017

Estação Brooklin, da Linha 5: praticamente concluí

Estação Brooklin, da Linha 5: praticamente concluída

créditos: Governo de São Paulo

 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu entregar nove das dez estações que faltam da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo até o fim do ano. As estações deveriam ter sido inauguradas em 2015.

 

De acordo com o tucano, três delas serão entregues à população em julho – Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Até dezembro devem ser inauguradas as demais: Eucaliptos, Moema, AACD Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

 

A Linha 5-Lilás contava com seis estações em 2011, ligando o Capão Redondo ao Largo Treze, quando começaram as obras de prolongamento. O projeto previa a construção de outras onze estações, além de um prolongamento até a Chácara Klabin, até 2015. Apenas uma dessas estações foi entregue, a Adolfo Pinheiro.

 

A estação Campo Belo está prevista para ser entregue no início de 2018. A estação Adolfo Pinheiro foi a primeira do prolongamento concluída, em junho de 2016.

 

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (13), durante evento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

 

"Essa é a chamada 'Linha da Saúde', 'Linha dos Hospitais', porque atenderá o Hospital do Servidor, o Hospital da AACD, o Hospital Edmundo Vasconcelos e o Hospital São Paulo", disse Alckmin. "Vai ser uma das linhas mais modernas, totalmente automatizada, assim como a Linha 4-Amarela, que não tem operador", completou.

 

Atrasos

O Metrô de São Paulo disse que, pela primeira vez no Brasil, três tatuzões foram usados ao mesmo tempo numa obra e que isso iria diminuir o tempo de construção e o preço dela. Mas não foi bem o que aconteceu.

 

Com os aditivos nos contratos pedidos pelas construtoras, foram ao menos 54 alterações de prazos e valores. São mais de R$ 447 milhões no preço final, aumento de 11% em relação ao valor original.

 

Alterações nos contratos

Isso se repete em outras linhas em construção, segundo relatório do Metrô feito para o Tribunal de Contas. Na Linha 17- Ouro, foram 14 mudanças no contrato de mais de R$ 138 milhões. E na Linha 15- Prata: 32 alterações e R$ 352 milhões a mais do que o previsto.

 

No Jardim Ângela, na zona sul, tudo o que os moradores sabem do metrô é que chegaria lá devido a um mapa entregue por um ex-secretário dos Transportes Metropolitanos para a Associação dos Moradores do bairro. Seriam mais três estações depois do Capão Redondo. O Metrô gastou R$ 4 milhões no projeto.

 

O secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a galeria Borba Gato será entregue em julho de 2017, o mesmo prazo dado pelo governo para começar a entregar as novas estações da Linha 5-Lilás. Porém a linha só estará pronta em 2018. Sobre os aditivos que encareceram a obra, a pasta informou que se tratam de contratos normais e são aprovados.

 

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Comentários

Michell - 24 de Abril de 2020 às 16:13 Positivo 1 Negativo 0

ligação da Linha 5 - Lilás: M'boi Mirim/Francisco Morato (Centro)

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