Após perder parte da verba que seria destinada à Linha 2 do Metrô de Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul agora perdeu totalmente o aporte de recursos federais. O projeto ligaria o centro da cidade até a sede da Fiergs, na zona norte, em um trajeto de quase 15 km.
A informação foi confirmada pelo governo federal, segundo o Blog Estamos em Obras. O montante total perdido é de R$ 3,54 bilhões. Essa verba havia sido anunciada pelo governo Dilma Rousseff como valor a ser repassado a fundo perdido.
De acordo com a nova gestão Temer, o cenário econômico e as dificuldades que os governos estaduais e as prefeituras têm enfrentado motivaram uma revisão da carteira de projetos de mobilidade urbana. Há também problemas com a não apresentação da documentação necessária para a contratação, fato observado também em outras localidades.
O Rio Grande do Sul também perdeu verbas para os trechos 1 e 2 do corredor de ônibus da Estrada do Conde, entre Guaíba e Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. E perdeu recursos dos corredores entre a avenida Protásio Alves a Estrada Caminho do Meio, na capital gaucha, e outras vias do transporte coletivo em Santa Maria.
A união diz que “uma nova seleção onde estados e municípios que tenham avançado no desenvolvimento de seus projetos, e que tiveram sua seleção tornada insubsistente, poderão ingressar com projetos mais maduros”.
Leia também:
Deputados gaúchos aprovam o modal hidroviário de transporte
Porto Alegre inaugura corredor de ônibus na Av. Bento Gonçalves
Governo federal sugere mudar método construtivo para baratear metrô de Porto Alegre