Moradores da capital da antiga República Iugoslava da Macedônia (ARIM), Skopje, convivem nos últimos dias com um nevoeiro de poluição que paira sobre a cidade e que lembra os observados habitualmente em Pequim.
"Não se pode respirar. Arde os olhos", disse à Agência Efe Martin, de 20 anos, enquanto espera em um ponto de ônibus do centro.
Um sentimento comum a muitos dos 700 mil moradores, que dirigem ao trabalho na hora do rush a cada manhã e que veem que os picos de poluição não cessam um dia após outro, um fenômeno que se agrava com o frio.
"Terrível, terrível. Odeio quando isso acontece no inverno. Todo este tráfego, os novos edifícios. Acabaremos envenenados", acrescentou uma mulher mais velha enquanto cobria a boca e o nariz com o cachecol.
Perante este cenário, as autoridades da capital recorreram a uma proposta pouco habitual: desde o início desta semana, o transporte público é gratuito.
Com a medida, a prefeitura espera reduzir a afluência de carros e com isso a poluição, mas a iniciativa não teve o êxito esperado, pois o centro estava, como sempre, com muitos carros e durante o primeiro dia, muitos cidadãos se queixaram da escassez de ônibus.
Após muitos anos de aumento incessante da poluição, Skopje alcançou níveis 25 vezes maior do que o aconselhável das perigosas partículas PM-10.
O ideal é 50 microgramas por metros cúbicos e Skopje chega a registrar mais de mil microgramas por metros cúbicos.
A poluição, que alcança seu pico desde a madrugada até o início da manhã, é preocupante sobretudo no inverno, já que no resto do ano a capital tem uma qualidade aceitável de ar.
Mais carros
Edificada entre montanhas, a capital macedônica vive habitualmente muitos episódios de nevoeiro, mas o crescimento exponencial de sua população nas últimas décadas, e portanto dos carros, a transformou nesta temporada em uma ameaça para o meio ambiente.
"O transporte público será gratuito até que vejamos que a poluição reduziu", afirmou o prefeito Koce Trajanovski em coletiva de imprensa na segunda-feira (6). A prefeitura pediu aos municípios da capital que se envolvam financeiramente para implementar a medida.
Por sorte, a frota de ônibus de Skopje não tem veículos com mais de seis anos e muitos deles foram adquiridos como parte de um plano nacional para reduzir a poluição.
Ônibus em Skopje são relativamente novos e menos poluentes. Foto: Telegraf.mk