VLT do Rio ganha segunda linha, entre Praça Quinze e região da Saara

Na primeira semana, horário estará restrito e não será cobrada tarifa. Hoje (6) passam a funcionar quatro novas estações: Praça Quinze, Colombo, Praça Tiradentes e Saara

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Fonte: O Globo  |  Autor: O Globo  |  Postado em: 06 de fevereiro de 2017

VLT inicia viagens entre Praça Quinze e Saara, no

VLT inicia viagens entre Praça Quinze e Saara, no Rio

créditos: VLT Carioca/ Divulgação

 

O charmoso meio de transporte que caiu no gosto de cariocas e turistas ao circular pelas ruas do Centro do Rio unindo história e tecnologia ganha uma expansão. A inauguração da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será entregue hoje (6) ao público. A viagem inaugural está marcada para as 9h45m. Quatro novas estações serão abertas: Praça Quinze, Colombo, Praça Tiradentes e Saara. Na primeira semana, incluindo sábado e domingo, a operação terá horário restrito, das 8h às 14h, e não haverá cobrança de tarifa.

 

Veja no mapa abaixo, produzido pelo jornal O Globo (Fonte: Prefeitura do Rio):



Viagens gratuitas até o dia 13

No dia 13, o transporte passa a ser cobrado (R$ 3,80) e funcionará das 6h até a meia-noite. Os bilhetes terão que ser validados dentro dos vagões. Os usuários terão uma hora para fazer a baldeação entre as duas linhas do sistema sem sofrer duas cobranças.

 

Ontem, funcionários faziam os últimos testes no veículo e ajustes nos calçamentos, canteiros e trilhos. E os pedestres que passeavam pelo Boulevard Olímpico mostravam estar ansiosos para experimentar os novos pontos.

 

Moradora de Barra do Piraí, a engenheira Jamile de Oliveira — que já conhecia o trecho da primeira fase, que liga a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, e passeava acompanhada do namorado pela Praça Quinze — defendeu que o transporte cresça ainda mais.

 

"Achei o VLT superlegal, dá um charme a mais à cidade. Andei nele algumas vezes, já que venho ao Rio quase todo o mês. É bom que continue crescendo. Quanto mais deslocamento por esse Centro histórico e revitalizado, melhor. Passar por dentro dessa região, que faz parte da história do Brasil, com seus prédios antigos, é muito importante para a cultura e a vivência das pessoas. Devia haver guias turísticos da prefeitura ou da própria concessionária do VLT para explicar um pouco melhor sobre os locais pelos quais eles passa. Ia ficar impecável", avaliou ela.

 

A comerciante Cristina Dias, que estava com o marido e os dois filhos curtindo o novo Porto, elogiou a novidade.

 

"Agora, o pessoal pode sair daqui do Boulevard Olímpico e num pulo fazer umas comprinhas na Saara, tão tradicional e com preços ótimos. É muito legal e muito bem pensada essa interligação. Gostaria de elogiar também o conforto e a acessibilidade do VLT. Meu marido reclamou de que ele vai muito devagar, mas essa que é a graça, para podermos apreciar a vista e as belezas históricas",  disse.

 

Cronograma

O cronograma de obras do VLT sofreu atrasos. A previsão inicial era de que as três linhas do sistema fossem entregues a tempo dos Jogos Olímpicos. Das 31 estações, apenas 18 foram liberadas até o momento. Há trechos onde as obras ainda nem começaram. 

 

A primeira linha foi inaugurada no dia 5 de junho. E a operação foi feita de forma progressiva. Hoje, funciona diariamente entre a Rodoviária e o Aeroporto Santos Dumont. De acordo com a concessionária VLT Carioca, o pico de passageiros foi durante os Jogos Olímpicos, em agosto, quando foram transportadas 60 mil pessoas por dia. Quando o sistema estiver operando com todas as estações, a expectativa é que o VLT transporte até 300 mil pessoas por dia.

 

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