Inspeção de veículos a diesel em SP pode começar em 2018

Acordo firmado ontem (4) pela Secretaria do Meio Ambiente e organizações sociais pretende reduzir a poluição da fumaça preta, causadora de 5 mil mortes/ano só na capital

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Fonte: Proam  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de fevereiro de 2017

Veículos a diesel poderão ter inspeção no estado d

Veículos a diesel poderão ter inspeção no estado de SP

créditos: Reprodução

 

O controle da qualidade de ar no estado de São Paulo pode se tornar uma realidade a partir de 2018. Em reunião realizada nesta terça-feira (4) na Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, com a presença do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), representantes da sociedade civil e fabricantes de veículos (Anfavea), foi fechado um acordo para que seja implantada a inspeção de veículos a diesel no estado já no próximo ano.

 

Tanto automóveis, como motocicletas e caminhões movidos a diesel são responsáveis por elevados níveis de poluição nas grandes metrópoles como São Paulo, e provocam a morte de milhares de pessoas, além de gastos altos com a saúde pública.

 

A ausência de filtros adequados nos escapamentos dos veículos, do tipo retrofit, que retêm o material nocivo à saúde (a chamada fumaça preta), causa a morte de quatro a cinco mil pessoas na cidade de São Paulo por ano, além de 17 mil em todo o estado, a maioria dos quais crianças e idosos. Estudo nesse sentido foi feito por especialistas da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Além disso, os gastos do estado de São Paulo com problemas de saúde decorrentes da poluição chegam a R$ 300 milhões por ano.

 

Segundo o presidente do Proam, Carlos Bocuhy, o governo do estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, finalmente dá um passo importante “para suprir essa lacuna da falta de um controle maior dos veículos a diesel”. A solução, conforme Bocuhy, passa pela inspeção veicular.

 

“A inspeção veicular obrigatória é uma necessidade urgente, porque a falta de manutenção dos veículos acaba provocando na metrópole um estado de poluição”, lembra o ambientalista. A emissão é grave não apenas por parte dos veículos pesados e automóveis, mas também as motos contribuem, e muito, para agravar a situação.

 

Catalisadores

A durabilidade dos catalisadores nas motocicletas é de apenas 18 mil km, mas os motoboys rodam por ano muito mais que isso, sem ser feita a substituição do equipamento, afirma o presidente do Proam. “Uma moto nova, num serviço de motofrete, supera os 18 mil km em três a quatro meses. Depois desse período, estará lançando a carga total de poluição, porque seu catalisador não funciona mais”, diz.

 

Não bastasse, a durabilidade dos catalisadores nos veículos no Brasil é de apenas 80 mil km, enquanto na Europa é o dobro, 160 mil, completa Bocuhy. “É muito importante a inspeção veicular, porque vai permitir o controle das emissões e mostrar, quando for o caso, a necessidade de substituição dos equipamentos”.

 

Opinião do Mobilize Brasil: Melhor ainda se, enquanto perspectiva de curto prazo, o Brasil seguisse o exemplo dos países europeus e optasse por banir de vez o diesel de nossa frota de veículos. 

 

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