VLT da Baixada Santista começa a funcionar com 14 estações

Com a entrega nesta terça (31) de 14 novas estações, é concluída a primeira etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos, com 11,5 km

Notícias
 

Fonte: A Tribuna de Santos  |  Autor: A Tribuna de Santos  |  Postado em: 31 de janeiro de 2017

Com 14 estações, VLT de Santos (SP) já opera nesta

Com 14 estações, VLT de Santos (SP) já opera nesta quarta

créditos: EMTU / Divulgação

 

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin entregou, na manhã desta terça-feira (31), as últimas estações do Veículo Leve Sobre Trilhos para a conclusão de toda a primeira etapa do transporte metropolitano: Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, do lado de Santos, e Barreiros, do lado de São Vicente. 

 

As inaugurações integram os trechos já abertos e ligam Barreiros, em São Vicente, a Santos. Com isso, os usuários poderão percorrer, já a partir desta quarta-feira (1º), os 11,5 km entre as duas cidades.

 

''Hoje, estão sendo entregues mais oito carros do VLT, totalizando 15 veículos em operação com ar-condicionado. O Estado investiu em sistema, ferrovia, trens, estação, obras viárias entre São Vicente e Santos, um total R$ 1,4 bilhão para um transporte para 400 passageiros por trem, que substitui 7 ônibus. É elétrico e não poluente'', afirmou Alckmin, durante solenidade na Avenida Francisco Glicério.

 

O horário de funcionamento do VLT será estendido, informou Alckmin. Atualmente, ele circula das 7h às 19 horas, e, a partir de abril, será das 5h30 às 23h30.

 

Em seguida, o governador fez uma viagem de VLT entre as estações Ana Costa e Washington Luís, marcando a entrega das 15 estações entre Barreiros, em São Vicente, e Porto, em Santos.  

 

Já estavam em operação as estações Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado, Bernardino de Campos e Porto, em Santos. 

 

Veja uma galeria de fotos - Crédito EMTU

 

Todas as 15 estações têm ciclovia e paraciclos, e ainda um bicicletário instalado na Estação Barreiros.

 

A partir desta quarta-feira (1º), a população poderá fazer o embarque e desembarque nas 14 das 15 estações. Isso porque, na Estação Conselheiro, está sendo finalizada a implantação de sistema de segurança, que entrará em operação em fevereiro.

 

Máquinas para cartão

Além das novas estações, entrarão em funcionamento 10 máquinas de autoatendimento para o usuário comprar seu cartão e recarregar todos os tipos de cartão do BR Mobilidade. 

 

Ajustes

Na última semana, a Prefeitura de Santos pediu à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) correções e ajustes no entorno da linha do VLT entre as estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto.

 

A avaliação apontou a necessidade dos reparos para melhorar a acessibilidade e a mobilidade dos pedestres, inclusive no embarque e no desembarque.

 

Segundo a EMTU, “os reparos serão efetuados dentro do período entre o termo de recebimento provisório da obra e o termo de recebimento definitivo. As correções não interferirão no início da operação entre as 15 estações do trecho Barreiros-Porto''.

 

Leia também:

Rio terá segunda linha de VLT em fevereiro 

Nas férias, VLT de João Pessoa opera com dois trens acoplados 

TCE manda suspender licitação de VLT de Petrolina (PE) 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário