O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa-PB, que tem capacidade para transportar até 600 pessoas por viagem, registrou no início de 2017 um aumento de 12% no número de passageiros. Já na primeira segunda-feira do ano (2) foram quase 10 mil usuários.
Devido a esse crescimento, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos em João Pessoa (CBTU) encontrou a seguinte solução: acoplar dois módulos do VLT, de maneira a poder atender adequadamente à demanda maior que ocorre por causa das férias, principalmente nos horários de pico do sistema.
Sistema de acoplamento do VLT. Foto: CBTU/Divulgação
“Em virtude das férias, muitos passageiros optaram por ir às praias de Cabedelo de trem. E nada melhor do que ir no do VLT, que é um transporte moderno, com ar condicionado e que traz todo conforto ao nosso usuário”, explica o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto.
Inaugurado em fevereiro de 2015, até o momento o VLT opera na região metropolitana de João Pessoa com quatro composições. Os veículos circulam por uma malha ferroviária de 30 km ligando as cidades de Santa Rita a Cabedelo, passando por Bayeux e João Pessoa. A previsão da CBTU é que, até 2018, oito trens estejam em circulação. Para isso, as estações estão sendo reformadas, as vias de passagem dos trens modernizadas, os pontos de cruzamentos construídos, informa a CBTU. Com as melhorias, a expectativa da empresa é que o tempo das viagens diminua dos atuais 60 minutos (em média) para 20 minutos.
Leia também:
VLT na Grande João Pessoa (PB) recebe terceira de cinco composições
Projeto de ciclovia em João Pessoa (PB) vai ligar a Lagoa à Orla
João Pessoa tem primeiro parklet da Paraíba