Começa a ganhar corpo e simpatizantes a proposta da criação de uma ciclovia às margens do Parque Nacional do Iguaçu, no trajeto entre as cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná.
Vista como um símbolo da integração entre Cascavel e Foz, o projeto, lançado em 2014, prevê uma ciclovia de 160 km de extensão que percorreria a antiga estrada de Guarapuava, via que, desde o início do processo de colonização, e durante muitas décadas, ligou a região Central ao Extremo-Oeste do Paraná.
“A ciclovia seria ainda uma ferramenta de estímulo ao ecoturismo, à gastronomia regional e à proteção do meio ambiente”, complementa o presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) Alci Rotta Júnior. O projeto é difundido pela associação comercial e já foi apresentado a diretores da Itaipu, que se mostraram bastante receptivos e animados com a proposta.
Segundo o analista de projetos em turismo da Fundação PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Marcel Bonfada, a primeira fase do projeto de ciclovia já está concluída.
"Estamos trabalhando com algumas etapas. A primeira fase, foi o georreferenciamento da antiga Estrada Velha de Guarapuava. Esta consiste em mapear o local por meio de imagens de satélite. Nós já vimos que alguns pontos da estrada foram fechados e feitos alguns desvios. E agora faremos um percurso in loco, para ver a situação da estrada de perto. A partir disso, trabalharemos com o projeto de viabilidade, onde analisaremos toda a questão ambiental e todo o plano de manejo do Parque. Este zoneamento permitirá verificar se o local poderá receber ou não este tipo de atividade, além das questões jurídicas. Caso todas estas etapas sejam finalizadas com o resultado positivo, partimos para o projeto executivo", explicou Bonfada.
Leia também:
Projeto prevê ciclovia entre Foz do Iguaçu e Cascavel (PR)
Em Foz do Iguaçu, pessoas usam ciclovia para caminhar, correr e pedalar
Foz do Iguaçu ganhará ciclovia no Parque Nacional
Pedalada em Foz do Iguaçu reúne comunidade por ciclovia