Nova York quebrou recordes em 2015, tanto em relação aos habitantes como aos turistas. O primeiro recorde diz respeito ao número de habitantes: a cidade atingiu a cifra de 8,5 milhões, meio milhão a mais que há 15 anos. O segundo é referente ao número de turistas: 58,3 milhões, 65% a mais que em 2000.
O lado positivo de ambos as marcas batidas é que refletem o quão atraente se tornou a cidade, tanto para viver como para visitar. No entanto, segundo o Departamento de Transportes (DOT), as cifras também explicam porque o sistema de transportes da cidade está congestionado; o que impôs um novo desafio: como melhorar a experiência dos percursos com o menor impacto possível no meio ambiente, aumentando, por sua vez, a segurança pública?
A resposta do DOT foi a elaboração de um
Plano Estratégico 2016 que teve início em meados de setembro e que compreende 105 iniciativas classificadas em seis grandes temas.
Entre as iniciativas estão: aumentar as opções de transporte, tornar os sistema mais igualitário, proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida, garantir investimentos no DOT, apoiar o crescimento econômico e dar prosseguimento à implementação do plano de
Visão Zero.
Veja algumas delas:
1. Expandir as opções de percurso
2. Tornar o sistema de transporte mais igualitário
3. Proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida
4. Proteger os investimentos no DOT
5. Apoiar o crescimento econômico
6. Visão Zero
Para conhecer a íntegra do documento faça o download do Plano Estratégico 2016
Leia também:
Em 1970, Nova York já tentava proibir carros. Sem sucesso
Antes e depois das ciclovias em Nova York
Mortes no trânsito - Comparação São Paulo e Nova York