Imprevistos, atrasos, inundações e tudo aquilo que pode interferir no horário dos ônibus já pode ser comunicado, de modo colaborativo e em tempo real, aos passageiros do sistema de transporte público da capital.
O aplicativo Coletivo, lançado em setembro na Semana Multimodal, é gratuito e está disponível para o sistema Android, usado pela maioria dos passageiros em São Paulo.
Mais do que orientar sobre as linhas e horário de partida e chegada dos ônibus, o app oferece informações sobre a cidade, como alertas e as atrações culturais - em parceria com o site Catraca Livre - que acontecem próximo ao local onde a pessoa está esperando o ônibus.
Os dados utilizados pelo app vêm do Olho Vivo (sistema de aproximação e localização on-line dos ônibus da cidade de São Paulo), da CET e das contas oficiais de órgãos públicos e rádios no twitter para as informações sobre ônibus.
O aplicativo já foi instalado por 10 mil pessoas, e registra cerca de mil usuários novos por mês.
Diferencial
Outros aplicativos de mobilidade estão disponíveis, mas o que faz a diferença em relação ao Coletivo – como o próprio nome já diz – é criar uma comunidade de passageiros engajados em melhorar o transporte público e em fornecer informações que ajudem as pessoas a se locomover.
“Em São Paulo, mais de 6,5 milhões de pessoas usam transporte público diariamente, 65% das quais tem smartphone", Ivo Pons, da Scipopulis, empresa criadora do Coletivo. Ele explica que o app é voltado ao usuário habitual desse tipo de transporte - estudantes, trabalhadores e profissionais liberais, sendo que, desse público, o destaque é um percentual maior de mulheres (60%) que complementa sua viagem a pé.
O app Coletivo pode ser baixado gratuitamente para o sistema operacional Android, mas há planos de expansão para outras plataformas.
Leia também:
Aplicativo terá frota de táxi apenas com motoristas mulheres
App Pedala SP agora calcula rotas com prioridade a ciclovias
Aplicativo permite compartilhar corridas de táxi