As alterações viárias previstas para serem executadas até a Copa do Mundo de 2014 trarão mudanças na região dos bairros Bela Vista, Boa Vista, Mont’Serrat e Três Figueiras. A passagem subterrânea no cruzamento da Rua Anita Garibaldi com a Avenida Carlos Gomes, por exemplo, deverá alterar a velocidade média dos veículos que circulam pelas duas vias, incluindo os ônibus, que deverá ficar maior.
A estimativa do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, é de que a capacidade de circulação na via aumente em pelo menos 30% com a retirada das sinaleiras nesse e em outros quatro cruzamentos que completam o projeto.
O engenheiro civil e assessor técnico da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa), Rogério Baú, acredita que as mudanças devam atingir 58 mil carros que circulam pela 3ª Perimetral, que liga o norte e o sul da Capital.
Para Cappellari, os cruzamentos da perimetral com a Plínio Brasil Milano e a Cristóvão Colombo formam, com o da Anita, os grandes gargalos da via. Mesmo sem o projeto definido, a Plínio e a Cristóvão também receberão mudanças. Completam o projeto de cinco obras na perimetral os cruzamentos da Bento Gonçalves e da Farrapos.
O investimento total previsto pela prefeitura é de R$ 120 milhões e as obras maiores são os viadutos da Plínio Brasil Milano e da Bento Gonçalves. Na Cristóvão, o projeto é semelhante ao da Anita Garibaldi, com a implantação de uma passagem subterrânea.