A ligação entre o centro e zona leste de São Paulo por meio da estrutura cicloviária, tão reivindicada por ativistas do modal, está mais próxima de se concretizar. Nas últimas semanas, novas pistas para bicicleta em ruas dos bairros da Mooca e Brás foram instaladas pela CET - Companhia de Engenharia de Tráfego do município.
Na Mooca, a atual ciclofaixa da rua Taquari foi expandida até à entrada do viaduto Bresser. Já do outro lado, as ruas 21 de Abril e Dr. Almeida Lima, no Brás, começam a ser sinalizadas para receber as vias para ciclistas, em conexão com a via existente da avenida Rangel Pestana.
Imagem: Bike Zona Leste
Resta saber ainda como será a adaptação no viaduto Bresser. Mas, a forma com que os ciclistas usam o via já dá pistas de como será a implantação: atualmente os usuários trafegam entre as vias de rolamento.
Com a finalização dos espaços, os ciclistas que se deslocam dos bairros da Vila Formosa e Tatuapé terão mais segurança para chegar ao centro. A estrutura também pode ajudar os usuários da ciclovia da Radial Leste, como rota alternativa no trecho da avenida Alcântara Machado que não dispõe de ciclovia.
Leia também:
Veja quantos quilômetros de ciclovia existem em cada bairro de SP
Ativistas pedem mais ciclovias na periferia de São Paulo
O desafio da mobilidade urbana na periferia de SP