No trânsito, ninguém é mais indefeso e frágil do que o pedestre. Quem vive o trânsito sabe disso. Depois, vem o ciclista, o segundo mais vulnerável na escala de fragilidade. Pensando nisso, a multinacional Volvo desenvolveu uma tecnologia que detecta estes usuários quando eles estão no sistema viário. A nova funcionalidade foi apresentada na Alemanha, esta semana, e consiste em um sistema de câmera, que ao detectar um pedestre ou um ciclista próximo ao ônibus, emite alerta sonoro para todos os atores envolvidos, inclusive o motorista.
A funcionalidade será instalada nos ônibus elétricos da empresa por se tratarem de veículos mais silenciosos, e portanto, com mais riscos de trafegarem desapercebidos. Segundo a Volvo, a tecnologia será testada na Linha 55 em Gotemburgo, na Suécia, ainda este ano. A inclusão definitiva do sistema nos veículos vendidos pela fabricante deve começar em 2017, na Europa.
Veja como funciona a nova tecnologia
Ao Brasil, pelo menos por enquanto, não há qualquer previsão de chegada. A Volvo vem se consolidando na tecnologia híbrida, onde desde 2010 começarem a ser produzidos ônibus elétricos em escala comercial, chegando a dois mil ônibus vendidos em 21 países.
Leia também:
Curitiba testa ônibus híbrido elétrico de 2ª geração da América Latina
Volvo lança spray para ciclistas que brilha com a luz
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito