Nas últimas semanas, a associação BH em Ciclo realizou um debate virtual com as candidatas e candidatos à prefeitura da capital mineira, com o objetivo de checar suas políticas e opiniões sobre a bicicleta.
Das 11 candidaturas, oito enviaram respostas; e destes, quatro comentaram depois com os outros pleiteantes ao cargo.
Para ter acesso à 1ª etapa do debate, onde os candidatos dão suas respostas, clique aqui. Para ver a 2ª etapa do debate, com a troca de comentários entre eles, clique aqui.
Como foi feito o debate
Todos os gabinetes receberam da BH em Ciclo seis perguntas breves sobre a realidade da bicicleta em Belo Horizonte, para serem respondidas em seis dias. Em seguida, essas respostas foram encaminhadas a outra candidata ou candidato (por meio de sorteio) para que comentasse, no prazo de mais quatro dias.
Das 11 candidaturas, as três que não participaram de nenhuma das etapas do debate foram as de: Eros Biondini (Pros), João Leite (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT). Das oito candidaturas que responderam às perguntas da primeira etapa, a metade deixou de dar retorno na segunda etapa; são eles: Reginaldo Lopes (PT), Rodrigo Pacheco (PMDB), Luis Tibé (PT do B) e Marcelo Álvaro Antônio (PR). Assim, apenas Maria da Consolação (Psol), Vanessa Portugal (PSTU), Alexandre Kalil (PHS) e Délio Malheiros (PSD) participaram de todas as etapas do debate virtual.
A ação faz parte da campanha nacional Bicicleta nas Eleições, da UCB (União de Ciclistas do Brasil).
Leia também:
Uso da bike compartilhada em BH cresce durante a semana
Plataforma convida população de BH a traçar uma linha de metrô
BH recebe primeira estação de reparo autônomo de bicicletas