Três décadas passadas do início das obras do metrô de BH, a capital mineira conta tão-somente com uma linha construída - muitíssimo pouco para um sistema de transporte de massa, que deveria atender aos mais de 5 milhões de moradores da região metropolitana.
Essa situação levou os pesquisadores Matheus Oliveira, doutorando em Sistemas de Transporte pelo Programa MITPortugal, e seu colega, o sociólogo Bruno Vasconcelos, a criarem a plataforma colaborativa +Metro.
Trata-se de uma ferramenta de apoio às decisões sobre o transporte público, que foi desenvolvida pelos dois pesquisadores durante uma visita de estudos ao Massachussets Institute of Technology (MIT).
No ar desde a última quinta-feira (22), o +MetroBH se propõe a ser um canal direto entre a população de BH e as áreas de planejamento e decisão do município, explica Matheus.
Como funciona
Por meio da ferramenta, o cidadão pode traçar seu trajeto diário, e incluir nele os pontos de interesse que irão gerar um percurso para uma linha de metrô.
Ao desenhar as estações no mapa e pontuar referências desse trajeto, a pessoa estará compartilhando via plataforma a sua proposta para a tão necessária expansão do metrô de BH. Essa rota será então avaliada e comentada por outros usuários.
Ao indicar um trajeto, o usuário também passa a compor uma base de dados que fomentará tanto a pesquisa acadêmica como o diálogo com entidades públicas de planejamento e governo.
Para participar, entre no site do +Metro, ou acesse o Facebook
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