Três milhões de passageiros por dia deixaram de utilizar os ônibus urbanos nos deslocamentos realizados em 2016, segundo levantamento anual sobre o desempenho do setor, feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O estudo registra redução média de 8,2% em relação ao ano de 2015, com base na análise consolidada dos dados de abril e outubro.
Em 2016, não houve alteração no comportamento histórico da demanda de passageiros equivalentes transportados em relação aos demais anos da nova série iniciada em 2013. Desde então, o transporte público por ônibus deixou de transportar, anualmente, significativas parcelas de usuários. Além da demanda, o estudo contempla onze indicadores de desempenho do setor de ônibus urbano, que permitem retratar fielmente os períodos avaliados na série histórica.
Segundo o levantamento, em 2016 o setor também perdeu produtividade. A análise consolidada dos meses considerados indica uma redução de 6,2% do índice de passageiros equivalentes por quilômetro (IPKe) no ano passado, que ficou em 1,51. A redução mais significativa ocorreu no mês de outubro, 8,8% contra 3,7% de perda em abril. Após um pequeno aumento de eficiência conseguido em 2013, foram três anos de queda do principal indicador de produtividade do setor.