O relatório da ANPTrilhos considera os dados dos sistemas urbanos em operação no ano de 2016, incluindo o transporte por meio de metrôs, trens metropolitanos, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), monotrilho e aeromóvel.
Um dos principais resultados deste balanço é que o Brasil deve ganhar mais 216 km de trilhos urbanos para o transporte de passageiros nos próximos cinco anos. Esse incremento será possível com a conclusão de 19 projetos já contratados e/ou em execução.
No último ano, a rede metroferroviária brasileira expandiu 21,7 km, totalizando 1.034,4 km de extensão. Embora abaixo do esperado, a ampliação é positiva e representa um incremento de 2,1%, que foi possível com as inaugurações de trechos da Linha 2 do metrô da Bahia, do VLT Carioca e da Linha 4 do Rio de Janeiro. A projeção de expansão para 2016 era de 50 km.
Para 2017, a ANPTrilhos projeta a adição de 29 km de linhas. Esse benefício será possível através da continuidade das obras da Linha 2 da Bahia e as extensões do VLT Carioca, do VLT da Baixada Santista e do VLT de Maceió. Desses 29 km, já foram inaugurados 6,7 km, nos meses de janeiro e fevereiro, e o restante está previsto para até o final do ano.