Neste "Panorama do Sistema de Transporte Público em Curitiba", é analisado como o planejamento de transportes e a rede integrada com diferentes modais contribuíram para o desenvolvimento sustentável da cidade paranaense, encurtando distâncias, diminuindo tempo de deslocamento e longas esperas por transporte.
Mas também é questionado o fato de a cidade não ter apontado para formas de financiamento que viabilizassem a atualização da infraestrutura e da operação dos sistemas. Segundo o artigo, este seria um dos motivos a fazer de Curitiba uma das poucas grandes capitais ainda sem metrô implantado. Deficiências também são apontadas quanto à integração modal com bicicletas, táxis e mesmo automóveis.
Embora tenha se desenvolvido de forma coordenada e principalmente planejada, o que faz com que a capital do Paraná tenha uma base consolidada - boa infraestrutura de transporte com malha viária adequada, sistema de transporte público ainda eficiente e integrado em âmbito metropolitano -, o desafio agora para a cidade, assim como para outros grandes centros, é saber como agir para que novos comportamentos e soluções sejam adotados e consigam mantê-la uma cidade sustentável, referência tanto para países latino-americanos como de outros continentes.