O estudo busca entender qual a contribuição deste programa à formulação de uma política mais abrangente para a sociedade. Buscou-se identificar suas potencialidades e fragilidades do programa, e os motivos que justificariam fazer da necessidade por ele apontada a base para uma política pública nessa área.
Como período de análise adotou-se desde 2003, quando foi proposto o Programa Ciclovida, passando pela sua oficialização em 2008, até o primeiro semestre do ano de 2015. A metodologia aplicada adotou entrevistas/questionários entre os usuários do Programa para avaliar as contribuições do Programa ao incentivo e uso da bicicleta.
Aplicou-se a entrevista/questionário a 59 pessoas, sendo 45 pertencentes ao grupo que conhecia o Programa Ciclovida, os quais responderam 17 questões envolvendo os quatro quesitos de construção do projeto: problema, pressuposto, objetivo geral e objetivos específicos.
A conclusão é que o Ciclovida vem cumprindo o objetivo para o qual foi criado, que é disseminar a cultura do uso da bicicleta. E que há efetivamente uma contribuição do Programa para a formulação de uma proposta de Política Pública de Mobilidade Urbana Sustentável com ênfase no uso da bicicleta. Chegou-se assim a um resultado em que se verifica que o programa tem atuado ativamente no sentido da sensibilização da academia, sociedade e do poder público contribuindo para uma mudança cultural nesse sentido. Por fim, considerando as limitações deste trabalho, a autora apresenta sugestões para novos estudos e pesquisas.