Artigo propõe debate sobre valoração do tempo de viagem dos trabalhadores urbanos. A relação entre tempo de deslocamento, mobilidade e produtividade é explorada, juntamente com a possibilidade de se capturar seus efeitos de equilíbrio geral em um sistema econômico espacial
Oferta de empregos na Região Metropolitana de São Paulo
Autor: Eduardo A. Haddad e Renato. S. Vieira
Assunto: Estudos e Pesquisas
Abrangência: Região Metropolitana de São Paulo
Ano: 2015
O objetivo deste artigo é introduzir no debate sobre valoração do tempo de viagem dos trabalhadores urbanos uma visão alternativa sobre a integração de alguns de seus canais de transmissão para a economia. A relação entre tempo de deslocamento, mobilidade e produtividade é explorada, juntamente com a possibilidade de se capturar seus efeitos de equilíbrio geral em um sistema econômico espacial. O método proposto é aplicado para o caso da RMSP. Além de oferecermos parâmetros adicionais para avaliação econômica de projetos de mobilidade urbana na RMSP, efetuamos o cálculo das perdas econômicas associadas às fricções de mobilidade excessivas na região.
Ver todos os estudos
Comentários
Clique aqui e deixe seu comentário
Mobilize abre exposição no bar Kabul, em SP
Campanhas Educativas para Mobilidade Urbana
BRT de Curitiba, PR
Metrô de Estocolmo, Suécia
POLÍTICAS PÚBLICAS
Cidade de Nova York vai adotar pedágio urbano na região central
TARIFA ZERO
Mais um município de SC adere à tarifa zero nos ônibus
METRÔ
Obra do metrô de Teresina destrói dezenas de árvores
Bolsa família sobre rodas, a tarifa zero em Caucaia (CE)