O estudo partiu da análise da evolução dos principais indicadores de mobilidade urbana da RMRJ nas últimas décadas, e concluiu que houve uma piora nas condições dos deslocamentos das pessoas; isso, mesmo com os investimentos vultosos realizados pelos governos nesse período. Duas conclusões decorrem desse fato: os aumentos sucessivos nas taxas de motorização têm contribuído para intensificar os congestionamentos e deteriorar o bem-estar urbano; e as decisões políticas acerca dos investimentos em infraestrutura de transportes não têm sido eficientes para melhorar as condições dos deslocamentos dos cidadãos e propiciar o acesso democrático às funções e equipamentos urbanos.
A análise demonstrou que as pessoas são afetadas de forma desigual pela deterioração do sistema de mobilidade urbana de acordo com suas posições sociais e com seus locais de moradia, o que faz com que as condições atuais dos sistemas de trânsito, transporte e uso e ocupação do solo funcionem como um vetor de intensificação do processo de exclusão social.
Além de farta consulta bibliográfica e de entrevistas com especialistas, o autor elaborou diversos gráficos que pontuam este trabalho, a exemplo deste a seguir: