Do BRT ao Metrô e a Governança Municipal de Curitiba

Este texto analisa a proposta do Metrô de Curitiba sob o ponto de vista da governança, das políticas públicas, e aponta para soluções de mobilidade urbana que possam surgir desta operação urbanística. Reconstitui o histórico do BRT, criticando tanto naquele processo como neste agora a mesma falta de debate e participação social.

Estudos de mobilidade urbana na Grande Curitiba

Estudos de mobilidade urbana na Grande Curitiba

Autor: Roberto Ghidini

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Região Metropolitana de Curitiba

Ano: 2015

 

Este estudo analisa a proposta para a “linha azul” do Metrô de Curitiba, do ponto de vista da governança e das possibilidades de mobilidade urbana derivadas desta operação urbanística. A proposta critica o formato dos procedimentos praticados pelas administrações municipais, desde o início da implantação na cidade do BRT (Bus Rapid Transit), e pede maior atenção às necessidades e aos desejos locais, observando-se os marcos legais e as atuais políticas públicas de transparência e do setor de transportes públicos urbanos.

 

No decorrer deste estudo, observou-se que a participação popular foi tímida, e não houve posicionamento da administração para que isto viesse a ocorrer. A conclusão é que a substituição do modal pouco impactará positivamente sobre o território, se não houver esforço governamental no sentido de reduzir a utilização do veículo privado, para assim se alcançar uma melhoria nos serviços de transporte público no trecho de abrangência do projeto. 

 

Além disso, aponta para a necessidade de que o projeto do Metrô de Curitiba passe por ampla discussão, num debate envolvendo representantes da sociedade civil organizada, Academia e, principalmente, órgãos e entidades que representam os profissionais ligados ao tema, tais como CAU/PR, CREA-PR, IEP, SENGE, SindArq, IAB-PR. Até o momento, pode-se observar que o empenho de entidades de classe, sindicatos, universidade e associações de cidadania não foram capazes de promover avanços na participação social.

 

Um debate com entidades envolvidas em 2014 tirou um documento em que se levantam as principais premissas para um processo mais participativo de implantação do metrô em Curitiba, entre eles: 

- que o projeto do Metrô de Curitiba deve ser debatido dentro do processo de revisão do Plano Diretor da cidade; 

- que um metrô eficiente deve ter abrangência metropolitana;

- que não se limite à construção de apenas uma linha, mas sim seja projetado como uma rede, com cronograma de implantação;

- que o projeto seja precedido de estudos técnicos;

- que seja realizada uma pesquisa origem/destino; 

 Outros pontos estão detalhados ao longo deste estudo.

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Do BRT ao Metrô: Governança Municipal de Curitiba
Estudo analisa a proposta para a "linha azul" do Metrô de Curitiba, do ponto de vista da governança e das possibilidades de mobilidade urbana desta operação urbanística, com críticas aos procedimentos das administrações desde a implantação do BRT

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