A ponte Juscelino Kubitschek localiza-se em posição central na malha urbana de Teresina, ligando estrategicamente a região com maior oferta de trabalho e serviços, bairro Centro, e áreas de moradia, zonas leste e sudeste. Historicamente, o eixo formado por Ponte JK e Avenida Frei Serafim constituiu-se como um vetor de crescimento da cidade de Teresina na direção leste, e mantém-se até os dias de hoje como principal eixo de ligação sobre o Rio Poty.
Considera-se que a Ponte JK possui importância global para a cidade de Teresina, uma vez que além de grande importância histórica e patrimonial no desenvolvimento da cidade, conecta diretamente regiões de moradia e de trabalho, de forma que o bom funcionamento da cidade e realização das atividades cotidianas de comércio e serviço depende da vazão de veículos sobre a Ponte JK.
Dessa forma, qualquer alteração nessa ponte influencia diretamente a vida de milhares de Teresinenses, sendo de suma importância o correto planejamento de qualquer modificação a ser feita, bem como a previsão de eventuais impactos socio-ambientais.