Impactos da Redução dos Limites de Velocidade em Áreas Urbanas

O objetivo desta publicação é apresentar os impactos na operação do tráfego e em segurança viária devido a reduções nos limites de velocidade em vias urbanas. Há evidências concretas de que a redução de velocidade é uma medida fundamental para melhorar a segurança viária e salvar vidas. Muitas cidades no mundo já tomaram esta decisão

Impactos da Redução dos Limites de Velocidade

Impactos da Redução dos Limites de Velocidade em Áreas Urban

créditos: Divulgação

Autor: EMBARQ

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2015

O documento apresenta dados sobre os impactos dos acidentes de trânsito para a sociedade e aponta como a redução da velocidade pode minimizar estes problemas. Além disso, mostra como diversas cidades do mundo já aumentaram a segurança das vias e reduziram mortes no trânsito ao diminuir os limites de velocidade em vias urbanas incluindo três estudos de caso em São Paulo, na Austrália e em Nova York.

 

Alguns dados apresentados na publicação:

 

· O Brasil está em 4º lugar entre os países que mais matam no trânsito.

· O custo estimado dos acidentes de trânsito no Brasil em 2012 foi de R$ 39 bilhões, incluindo custos médicos e hospitalares, danos materiais e perda de produtividade devido ao acidente.

· Uma redução de 5% na velocidade média pode resultar em 30% menos acidentes fatais.

· Em caso de atropelamento, a probabilidade de morte de pedestre é maior do que 80% quando a velocidade de impacto é de 60 km/h. 

· Limites de velocidade em vias urbanas de 50 km/h ou inferiores já são adotados por 114 países ao redor do mundo.

· Na Austrália, estudos estimaram que uma redução de 60 para 50 km/h adiciona apenas 9 segundos no tempo de viagem de cada deslocamento e previne 2.900 acidentes com vítimas por ano.

· Peru, Bolívia, Venezuela e Uruguai possuem limite de velocidade de 40-45 km/h.

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